FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Quais os cuidados a ter com os mamilos durante a amamentação?

30 Março, 2020

A amamentação é um processo natural, mas pode ser verdadeiramente desafiante para mamã e bebé, pelo que é necessário que a futura mamã reúna alguma informação antes mesmo de o bebé nascer. Assim, saberá que muitas das dificuldades que enfrentar são comuns e que, com o apoio certo e uma dose generosa de paciência, tranquilidade e perseverança, tudo acabará por melhorar.

 

Antes de começar

Se ainda está grávida, aproveite para aprender o máximo que puder sobre a amamentação antes de o bebé nascer. Quanto mais souber, menos dúvidas terá, pois já vai saber o que está a acontecer quando surgir alguma dificuldade. Os cursos de preparação para o parto são ótimos para esclarecer dúvidas e desmistificar alguns medos. Livros da especialidade também podem ajudar bastante.

Ainda durante esta fase, informe-se se a maternidade que escolheu para o nascimento é um Hospital Amigo dos Bebés, uma iniciativa da Unicef que promove o aleitamento materno nos primeiros momentos de vida do bebé.

Para além disto, não se preocupe em fazer muito mais (e isto já é bastante). Em termos práticos, a amamentação não exige grande preparação prévia, mas exige uma enorme dedicação e muito amor.

 

Benefícios da amamentação

Está comprovado que a amamentação traz benefícios não só para o bebé, mas também para a própria mamã. Uma amamentação bem-sucedida:

  • Acelera a contração uterina após o parto e reduz o risco de hemorragia;
  • Ajuda na recuperação do peso anterior à gravidez;
  • Diminui o risco de cancro dos ovários e da mama, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2;
  • Proporciona efeitos antisstress a longo prazo.

 

Principais dificuldades durante a amamentação

Apesar de a amamentação ser natural e o corpo da mulher estar preparado para tal, nem sempre é tarefa fácil.

As dificuldades durante a amamentação podem surgir logo na maternidade ou, então, mais tarde, quando mãe e bebé já regressaram a casa e não têm o apoio próximo e quase constante de um profissional especializado.

Nas primeiras seis semanas, altura em que as reservas de leite se estão a adaptar às necessidades do bebé e ele ainda está a aprender a mamar, estas são as dificuldades mais frequentes:

  • Ingurgitação: peito demasiado cheio
  • Mastite: inflamação da mama
  • Mamilos gretados

 

Cuidados a ter durante a amamentação

Não é suposto que assim seja, mas a verdade é que a amamentação pode ser dolorosa. Pelo menos, nos primeiros dias enquanto a pele dos mamilos não se adapta.

Por isso, é importante que tenha alguns cuidados para evitar que esta sensação de dor se prolongue:

  • Certifique-se de que o bebé está a fazer uma pega correta;
  • Deixe os mamilos secarem ao ar, sempre que possível, ou use uma toalha suave;
  • Massaje o mamilo com algumas gotas de leite quando terminar de amamentar;
  • Mude os discos protetores com regularidade, sobretudo se estiverem húmidos para evitar a proliferação de fungos e bactérias e consequentes infeções;
  • Use um soutien de amamentação confortável que apoie bem o peito;
  • Se necessário, aplique um creme hidratante de lanolina pura para mamilos para ajudar na recuperação.

 

O processo de amamentação, em alguns casos, exige persistência e é importante que a mamã possa ter todo o apoio de que necessita. Em caso de necessidade, não hesite em consultar um especialista em aleitamento materno para a ajudar. Se uma amamentação bem-sucedida é tão importante para si quanto para o seu bebé, não desista antes de esgotar todas as possibilidades, mas mantenha-se igualmente tranquila se, por qualquer razão, considerar que a amamentação já não é a solução ideal para vocês.

Estas informações foram úteis para si? Conte-nos como está a lidar com este tema.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?