FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Azia na gravidez

9 Outubro, 2021

Na gravidez, o corpo da mulher passa por várias mudanças pois está a adaptar-se para receber um bebé. Dentro destas alterações, algumas podem causar bastante desconforto, como é o caso da azia. Mas é possível contornar o problema e passar por esta fase de um modo mais confortável.

 

Estudos mostram que este problema é mais comum do que parece. Cerca de 70% das gestantes apresentam sintomas de azia, normalmente acompanhados por refluxo e enjoos. Nesta fase, é muito importante contar com o acompanhamento do seu obstetra assim como o apoio da sua família.

 

O que causa a azia na gravidez?

O corpo está a passar por diversas alterações hormonais, e além da adaptação do útero, há também uma compressão do sistema digestivo. Durante os nove meses, o útero vai aumentando gradualmente podendo ficar até 1000 vezes maior que o seu habitual. A azia pode ser mais comum no terceiro trimestre, uma vez que o bebé está maior, o que faz com que sobre menos espaço dentro do corpo da mãe para os restantes órgãos.

 

Alimentos que podem piorar a azia

– Alimentos cítricos (laranjas, toranjas, tomates).
Sugestão: experimente consumir o tomate misturado por exemplo numa sandes com frango em vez de numa salada temperada. O sumo de laranja pode ser consumido depois de já ter comido alguma coisa mais leve ao pequeno-almoço.

 

– Café e refrigerantes
Sugestão: além de diminuir e limitar a quantidade de cafeína e refrigerantes que ingere, não os beba de barriga vazia. Tente sempre comer qualquer coisa para “forrar” o estômago ou opte por versões descafeinadas.

 

– Bebidas alcoólicas
Aqui só existe uma solução: não consuma. As bebidas alcoólicas são expressamente proibidas durante a gestação.

 

– Comidas com muita gordura ou fritas
Sugestão: escolha carnes mais magras, derivados do leite com pouca gordura e em vez de fritar alguns alimentos opte por assá-los no forno.

 

– Chocolate
Sugestão: coma menos. Tente limitar a quantidade de chocolate que consome e, mais uma vez, certifique-se que não o faz de barriga vazia.

 

Estes são os alimentos que, regra geral, causam maior desconforto. No entanto, converse sempre primeiro com o seu médico para a aconselhar sempre da melhor maneira.

 

 

Em que altura surge a azia na gravidez?

Muitas grávidas sofrem com este desconforto principalmente depois da 20ª semana de gestação podendo-se agravar no terceiro trimestre da gravidez. Isto acontece porque o útero expande, pressionando o estômago contra o esófago e, como consequência, causa a azia e o refluxo.

 

Quando há azia significa que o bebé é cabeludo? MITO!

Este é possivelmente um dos maiores mitos da gravidez. A azia acontece pelo aumento do útero e pela pressão que faz no sistema digestivo. Por isso, opte por fraccionar as refeições e tente não se deitar logo de seguida e evite também alimentos muito pesados e que aumentem a produção do ácido gástrico.

 

A azia dá enjoos?

Sim. A sensação de ardor pode vir acompanhada por enjoos e isto, é bastante comum.

Pode contornar, ou aliviar este incómodo hidratando-se e descansando! A desidratação pode causar ainda mais enjoos. Para descansar meta uma música relaxante, respire fundo e feche os olhos durante alguns minutos.

 

Como aliviar a azia?

Para contornar o problema, recomenda-se que fraccione as refeições, consuma porções mais pequenas e evite deitar-se depois de comer. Mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente (se tiver autorização do seu médico). Caso a azia seja muito frequente e incómoda, fale sempre com o seu médico obstetra para que este lhe possa dar o tratamento mais adequado.

 

Teve muita azia durante a gravidez? O que a ajudou a aliviar?

Esperamos que a informação deste post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

 

Fontes: Revista Pais&Filhos.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?