FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

8 fases no desenvolvimento do bebé

23 Outubro, 2021

A infância está repleta de momentos memoráveis, principalmente para os pais, como o primeiro sorriso do bebé, a primeira colher de comida e a primeira vez que o bebé se vira sozinho. No entanto, algumas destas fases podem também ser bastante desafiantes, como acordar várias vezes de madrugada, o choro quando tem de ficar na creche, os montes de brinquedos espalhados pela casa e até a sujidade que fica no chão depois da refeição. Deixamos aqui as 8 fases comuns no desenvolvimento dos bebés no seu primeiro ano de vida e como pode ajudá-lo a superá-los.

 

Mandar coisas para o chão

Começa por volta dos 6 meses.

Quando o bebé deixa cair um brinquedo pela primeira vez, normalmente este presume que o objeto desapareceu. Mas, depois começa a perceber que os objetos existem mesmo que ele não as veja, que é um conceito conhecido como a permanência do objeto.

Como superar: Embora seja cansativo andar a apanhar objetos ou brinquedos o dia todo, anime o seu filho durante uns tempos. Esta fase não dura muito. Uma ótima brincadeira que vai de encontro ao conceito da permanência do objeto é jogar ao “cucu” com o seu bebé.

 

A comida fica mais na cadeira do que na boca

Começa entre os 7 aos 9 meses.

As refeições são divertidas para os bebés por outros motivos que não o alimentarem-se. O barulho que os alimentos fazem, a sua textura, são normalmente muito mais interessantes do que comer. Quando o bebé brinca com a comida, no fundo, está a examinar o alimento à sua maneira.

Como superar: Resista ao impulso de tirar a colher ao bebé. Praticar a alimentação por conta própria é excelente para o desenvolvimento do seu filho. Por volta dos 2 anos a coordenação já melhora e este vai conseguindo ficar mais focado na hora das refeições.

 

Grita quando alguém desconhecido o segura

Começa por volta dos 7 meses.

O seu bebé pode estar a sofrer com ansiedade de estranhos. Quando são muito bebés não se importam tanto de andar de colo em colo, mas a partir de agora ele começa a perceber quem conhece e não conhece. A capacidade de distinguir alguém que não conhece é um salto no desenvolvimento do bebé.

Como superar: Ajude o seu filho a acostumar-se gradualmente a estar perto de quem não conhece até que esta fase passe (normalmente por volta dos 15 meses). Em vez de pegarem na criança, experimente envolver a criança numa brincadeira com a pessoa que ele não conhece para tentar ganhar a confiança dela.

 

Depois de já dormir bem, começa a acordar de madrugada

Começa por volta dos 9 meses.

O seu bebé pode estar perto de atingir um marco importante, como ficar de pé ou andar. Enquanto a energia é canalizada para estas novas habilidades, pode haver regressão de outras áreas, como é o caso do sono.

Como superar: Conforte o seu filho rapidamente e depois saia do quarto para que ele volte a dormir sozinho. Quanto mais ficar, mais estimulado ele poderá ficar. Para além disto, tente seguir uma rotina saudável para a hora de dormir. Os bons hábitos de sono retomam em algumas semanas.

 

Pode ter preferência entre a mãe ou o pai

Por volta dos 8 aos 9 meses.

O bebé percebe que a mãe e o pai têm diferentes maneiras de cuidar e está apenas a expressar a sua preferência. Na grande maioria dos casos, a criança escolhe aquele com quem passa mais tempo.

Como superar: Seja paciente se não for a(o) escolhida(o). Tente passar mais tempo em família. Também pode ser uma boa ideia que as refeições, os banhos e o meter a dormir sejam atividades revezadas pelos pais para a criança não associar estes acontecimentos apenas com um dos pais.

 

O bebé não fica quieto na troca de fralda

Entre os 9 aos 12 meses.

O seu filho está a ganhar mais controlo sobre o próprio corpo. Então, em vez de estar mais quieto, está a testar as novas habilidades como o chutar e o virar.

Como superar: Tente encontrar uma maneira de o distrair. Embora um brinquedo ou livro os possa distrair, regra geral os bebés são fascinados com objetos do quotidiano, como a embalagem das toalhitas ou a pomada. Se isto se tornar uma tarefa complicada, experimente trocá-lo no chão ou numa superfície mais ampla, onde não haja a preocupação com uma eventual queda.

 

Chora assim que sai de perto dele

Começa por volta dos 9 meses podendo piorar entre os 10 aos 18 meses.

A ansiedade de separação surge quando o seu filho consegue imagina-la(o) na sua mente, mesmo quando não está presente. Estes não gostam de dizer adeus pois não sabem quanto tempo vão ficar sem a(o) ver.

Como superar: Quando precisar de ir à cozinha, continue a falar com o bebé para que ele perceba que você não desapareceu e está por perto, e quando voltar pode dizer “Já tá! Não demorou nada vês?”. Despedidas mais longas podem confundir e perturbar as crianças. Crianças que estejam habituadas a ter outros “cuidadores” (como na creche, ou uma ama por exemplo), tendem a superar a ansiedade de separação mais rápido, mas dependendo de criança para criança, esta pode durar até ao fim da infância.

 

Mete tudo na boca

Começa entre os 3 aos 4 meses.

Quando o bebé mete objetos ou dedos dos pés na boca, está a tentar assimilar informações como se o objeto é duro/mole, se pode comer… Como ainda não pode questionar, esta é a sua forma de perceber o mundo à sua volta.

Como superar: Mantenha objetos perigosos fora do alcance da criança. Isto inclui qualquer objeto que seja muito pequeno, objetos afiados ou substâncias tóxicas como produtos de limpeza ou medicamentos. Tirando estes cuidados, não há nada que possa fazer nesta fase que começa a passar entre os 12 aos 18 meses, quando a atenção do bebé passa para o andar e falar.

 

 

Qual destas fases foi a mais desafiante para si e para o seu bebé?

 

Esperamos que este post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

 

Fontes: Revista Pais&Filhos (Brasil).

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?