FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Otites: Prevenção no verão

14 Agosto, 2021

Com o verão, aparecem também as dores de ouvidos, que podem ser causadas pelos mergulhos na praia ou piscina, ou até mesmo pela higiene incorreta. No verão, as urgências de otorrino chegam a triplicar e as causas costumam ser as mesmas: entupimento, dores constantes, sensação de água no ouvido e surdez temporária.

 

Durante a infância, a probabilidade de desenvolver este problema são ainda maiores, por isso é muito importante ficar de olho na saúde do seu filho.

 

Cerca de oito em cada dez crianças têm um episódio de otite até aos seis anos de idade. Devido às características anatómicas do ouvido, o risco de desenvolver uma otite é bem maior do que para um adulto.

Erradamente, muitas vezes só se vai ao médico quando o estado é grave. O ideal é procurar ajuda quando aparecem os primeiros sintomas, pois é a melhor maneira de evitar complicações mais sérias. Para contornar esta a situação e evitar complicações, deixamos algumas dicas para cuidar dos ouvidos das crianças corretamente.

 

O que é a otite de verão?

A doença, também conhecida por otite externa, é causada por bactérias e fungos que geram inflamação, ou até mesmo obstrução, além de ser diretamente ligada ao canal da orelha e do tímpano. Os sintomas são comuns no verão, pois as pessoas praticam mais atividades aquáticas. Trata-se de uma inflamação grave devido ao excesso de humidade e também de traumas causados nos ouvidos pelo uso recorrente e errado, por exemplo, de cotonetes.

Quando a água entra em contacto com a cera, ocorre a hidratação extra, dando a sensação de estar cheio de líquido nos ouvidos. Ao tentar tirar a água, acabamos por retirar também a cera (proteção do canal auditivo), consequentemente deixando a região exposta para promoção de germes e bactérias.

 

Sintomas

– Dor severa;

– Diminuição da audição;

– Sensação de ouvido tapado;

– Secreção;

– Choro constante (nos bebés);

– Irritabilidade.

 

Como prevenir o problema

 

Praia e piscina

Durante os mergulhos, é recomendado proteger sempre os ouvidos. Para isso, utilize protetores de silicone, principalmente se houverem casos anteriores de otite. Quando o tratamento é necessário, é muito importante que a criança não tenha contacto com a água durante este período.

Cuidado com os objetos pontiagudos

Durante a limpeza, não use objetos pontiagudos (cotonetes), pois por retirarem uma grande quantidade de cera, podem ser prejudiciais.

 

Higiene correcta

Logo após o banho, ou até mesmo após um dia na praia ou na piscina, o mais indicado é enxugar o ouvido com a ponta de uma toalha. A prática, apesar de simples, pode evitar o excesso de humidade e prevenir uma possível otite.

 

 

O seu filho já teve alguma otite?

Esperamos que a informação deste post lhe possa ser útil.

 

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

Fontes: Otorrinolaringologista Alexandre Colombini (Brasil)

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?