FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Gravidez de risco

28 Agosto, 2021

Quando o positivo aparece, vêm também as mais diversas preocupações com a saúde do bebé. Uma delas é a possibilidade de uma gravidez de risco, que assusta muitas mães durante um momento tão especial. Na prática, apesar de intimidar, cada gestação é única e deve sempre seguir o plano pré-natal recomendado pelo médico.

 

A gravidez de risco não é um diagnóstico por si só. Qualquer situação que fuja da normalidade, somada a alguma outra condição de saúde ou doença à gestação pode ser considerada uma gravidez de risco.

 

Podendo ser relacionada tanto com a saúde da mulher antes de engravidar, como também com a gestação do bebé, o termo gravidez de risco é considerado vago, porque não é diretamente um diagnóstico, mas sim qualquer condição anormal da gestação que não seja comum.

 

Sintomas da gravidez de risco

Durante uma gravidez de risco, é importante reforçar que não existem sintomas específicos, pois em cada uma das situações estes podem variar. Mas, é importante ficar atenta e conversar com o seu médico caso sinta:

– Contrações antes das 28 semanas;

– Libertação de líquido amniótico antes do tempo;

– Tonturas e desmaios frequentes;

– Aceleração constante e contínua dos batimentos cardíacos;

– Não sentir o bebé a mexer por mais de um dia;

– Sangramentos vaginais.

 

 

Causas da gravidez de risco

Assim como os sintomas, as causas também podem ser diversas. Por isso, é muito importante que a grávida seja acompanhada por um obstetra ao longo de toda a gestação para que seja possível identificar algum tipo de anormalidade. Por isso, mesmo antes de engravidar, é importante ter em atenção se a mulher apresenta:

– Hipertensão;

– Doenças nos rins;

– Diabetes;

– Doenças pulmonares;

– Obesidade;

– Doenças reumatológicas;

– Doenças autoimunes.

 

Qualquer mulher pode ter uma gravidez de risco?

Infelizmente, sim. É imprevisível, porque mesmo que a mulher engravide sem ter nenhuma doença, pode acontecer de forma inesperada uma situação fetal que caracteriza um risco. Além disso, é possível acontecer nos extremos da idade reprodutiva, ou seja, na adolescência e a partir dos 40 anos.

 

É possível evitar uma gravidez de risco?

Não é possível evitar uma gravidez de risco. Mesmo que a mulher não tenha doenças antes de engravidar, a situação pode acontecer, uma vez que o problema é imprevisível. Portanto, qualquer situação que fuja da normalidade precisa de ser investigada por um médico especialista e classificada em níveis de risco para o tratamento correto.

 

A gravidez de risco pode causar uma perda gestacional?

Antes de mais nada, é importante reforçar que nem toda gravidez de risco irá causar uma perda gestacional. As condições que levam a um maior risco de perda são mulheres que possuem doenças autoimunes, reumatológicas e problemas de coagulação.

 

Como deve acontecer o pré-natal para uma gravidez de risco?

Desde o início da gravidez, é muito importante que a mulher faça o acompanhamento médico com regularidade, independente se a gestação for ou não de risco. Existem situações de risco altas, mas a maioria são baixas. Dependendo disso, o acompanhamento pode ser diferente, envolvendo mais exames e também uma maior frequência dos mesmos.

 

Já esteve em situação de gravidez de risco?

Esperamos que este post lhe possa ser útil.

 

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

Fontes: ginecologista e obstetra Dr. Igor Padovesi (colunista da Pais&Filhos – Brasil).

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?