FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Cólicas no recém-nascido

10 Abril, 2021

É normal que o recém-nascido tenha cólicas/gases, mas você pode tomar algumas medidas para deixá-lo mais confortável.

 

Muitas vezes, as mães/pais de primeira viagem, são surpreendidos com os barulhos provenientes dos seus bebés. Na realidade, os gases são algo muito comum nos recém-nascidos. É uma ocorrência natural e, embora alguns bebés pareçam ter facilidade em colocá-los para fora, outros podem ter bastante dificuldade. Vamos mostrar-lhe como pode identificar um bebé com gases e como pode ajudá-lo.

 

O que procurar?

Sabemos que os bebés não podem dizer-nos quando estão com algum problema, então descobrir o que está a incomodar o seu filho é normalmente um processo de eliminação. Todos os bebés têm gases. Como comem com bastante regularidade, estes produzem gases infinitos. A frequência dos gases não é necessariamente um motivo de preocupação e um bebé agitado pode ser perfeitamente comum.

Ao contrário dos adultos, os bebés “encaram” isto com muito menos delicadeza e muito mais entusiasmo. Estes podem parecer desconfortáveis quando têm gases que precisam de sair, mas é raro que um bebé sinta realmente desconforto devido aos gases.

Mas se suspeitar que isto é realmente um problema e o seu filho fica a contorcer-se e a puxar as pernas para cima, muito provavelmente deve estar a sofrer com gases que se recusam a sair. A melhor forma se confirmar esta suspeita é experimentar algumas técnicas de alívio. Se o seu filho parecer sentir-se melhor, então poderá confirmar.

 

Lidar com o problema

Há algumas coisas que pode fazer para ajudar.

Comece por colocar o seu filho numa superfície plana, com a barriga para baixo. Levante-o suavemente com a mão na região do estômago, massageando suavemente.

Pode também colocá-lo de barriga para cima e mexer-lhe as perninhas como se o bebé estivesse a andar de bicicleta. Estes movimentos costumam dar uma ajuda extra para que os gases encontrem uma saída.

Pode também tentar dar um banho morno para diminuir o desconforto.

Se o problema não melhorar, consulte o pediatra para ver se é necessário o uso de medicação em gotas. Outra opção é considerar o que pode estar a causar o excesso de gases e ver se pode reduzir o problema a partir da raiz.

 

Medidas preventivas

A hora da alimentação pode ser sinónimo do seu filho engolir muito ar, o que pode manifestar-se na forma de arroto ou gases. Enquanto o alívio de um arroto pode ser mais imediato, os gases têm uma longa jornada através do trato intestinal primeiro.

Os bebés alimentados com biberão podem ingerir uma grande quantidade de bolhas de ar. Para combater isto, incline a garrafa num ângulo que preencha todo o espaço com leite, caso contrário, o seu bebé vai sugar o ar e terá, potencialmente, mais gases.

Ajuste o ângulo. Quando estiver a alimentar o seu filho, certifique-se de que a cabeça está mais alta do que o estômago. Se as bolhas de ar estiverem mais próximas à superfície, o caminho mais fácil e natural para a saída é a boca.

Para os que já comem alimentos, examine também o menu. Alguns tipos de comida – os mais difíceis de digerir – causam gases excessivos e a introdução de alimentos sólidos pode virar o jogo. Por isso, se está a lidar com um bebé especialmente agitado ou constantemente com cólicas, vale a pena dar uma olhadela na dieta deste – e na sua. Os alimentos que você come que causam gases, influenciam no seu leite materno, o que pode significar ainda mais gás para o seu bebé.

 

Está a ter ou teve muita dificuldade em consolar o seu bebé devido ás cólicas?

 Esperamos que este post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?