FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Primeiros cuidados com o recém-nascido

26 Março, 2021

Quando percebe que já não está amparada pelos médicos e enfermeiros do hospital ou da maternidade, é natural sentir alguma insegurança quando volta a casa com o seu filho. No minuto em que sai da maternidade e fica por conta própria, parece que tudo o que aprendeu se evapora da cabeça nesse mesmo minuto.

 

Mas lembre-se sempre para ter paciência consigo mesma e não pense duas vezes em pedir ajuda se precisar. O importante é confiar no seu instinto. Aos poucos, mãe e bebé vão se conhecendo e ninguém vai entender o seu filho melhor que você. Como os primeiros cuidados com o bebé podem tornar-se algo muito complicado no pós-parto, deixamos-lhe algumas dicas para a ajudar a deixar esta fase mais tranquila e segura.

 

 

Hora do banho

Este costuma ser o primeiro grande desafio. É normal achar que o bebé vai escorregar, aleijar-se ou, pior, que se pode afogar. Mas fique descansada que nada disto acontece. Para facilitar a sua vida, separe logo as coisas que vai precisar: o trocador por perto, a toalha, o sabonete, o shampoo e o algodão. A temperatura recomendável da água é em torno de 35 a 36°C. Pode usar o termómetro de banheira ou o seu próprio cotovelo: morna e agradável ao toque, é como a água deve estar. Feche janelas e portas para não entrar correntes de ar frio.

Quando for iniciar o banho, tire a fralda e limpe o bebé antes de o colocar na banheira. Restos de xixi e cocó podem contaminar a água da banheira se não fizer esta limpeza. Depois, basta segurar a cabeça e as costas do bebé com uma mão e lavar o corpo com a outra. É preciso respeitar a ordem dos fatores: lave primeiro o rosto, pois a água ainda está limpa. Para lavar os olhos, passe um algodão molhado do canto interno para fora. No corpo: primeiro, limpe a frente e todos os membros, depois as costas e o rabiosque – mantendo a cabeça a uma distância segura da água. A cabeça deve ser a última a ser lavada, pois como fica para fora da água durante todo o banho, quanto menos tempo molhada, melhor. E lembre-se: use apenas shampoos e sabonetes neutros, específicos para crianças.

 

Trocar a fralda

É comum que o bebé faça cocó sempre que mama e suje entre 8 a 12 fraldas por dia. Com o tempo, este número vai diminuindo. Antes de colocar o bebé no trocador, separe tudo o que precisa: fralda limpa, lenço humedecido ou algodão e água morna e uma fraldinha de pano. Para os meninos, separe uma fraldinha extra, para o caso deste fazer xixi na altura que está a trocar a fralda.
Primeiro, lave as mãos. Tire a fralda suja e dobre a parte do adesivo para que não se cole sem querer na pele do bebé. Dobre a fralda usada e coloque-a em baixo do rabinho do bebé enquanto faz a limpeza. Limpe com o algodão da frente para trás, com um movimento único. Use quantos algodões forem necessários até limpar completamente.
Cruze as perninhas do bebé e levante-as com uma mão enquanto com a outra limpa o rabiosque, novamente da frente pra trás. Quando estiver bem limpo, seque suavemente com a fralda de pano. Se optar por usar um creme anti assadura, passe nas virilhas e no rabinho, nunca na genitália.

Por último, coloque a fralda limpa, com o desenho para frente. Cole as fitas adesivas nas laterais e verifique se está a sobrar um dedo, para que não fique muito apertada nem muito larga. Passe o dedo nas laterais das perninhas, para deixar as abas para fora.

 

Limpar o umbigo

Durante uma a duas semanas após o parto, é necessário tomar os devidos cuidados com o coto umbilical, aquela parte que fica após o corte do cordão e que, depois, cai sozinha. Para fazer a limpeza deve elevar o coto umbilical com uma das mãos, segurando-o com uma compressa, e com a outra mão limpar o coto, a sua base de inserção e região periumbilical, utilizando uma compressa seca. O coto umbilical deve permanecer sempre seco, não deve colocar emolientes (hidratantes) no coto umbilical nem na sua base de inserção.

Não precisa de meter nada sobre o umbigo. Por mais que a tenhamos um pouco de aflição, o bebé não sente dor. Os cuidados de higiene do cordão devem ser mantidos por mais 3-5 dias após este ter caído, visto que o tecido umbilical ainda está em cicatrização. E, claro, cumpra sempre as recomendações do pediatra.

 

Colocar para arrotar

Quando seu filho mama, inevitavelmente engole ar. E o excesso de ar no estomago do bebé pode causar desconforto com gases. Para aliviar esse incómodo é preciso colocar a criança para arrotar. Pode sempre vir um regurgito juntamente com o arroto, então é melhor prevenir e colocar uma toalhinha/fralda de pano no ombro. Não existe uma posição correta, mas colocar o bebé em pé, com a cabeça acima do seu ombro, facilita todo o processo. Com um braço vai sustentar o seu filho e, com o outro, dá umas batidinhas de leve.

 

O sono do bebé

O bebé pode demorar um pouco a diferenciar o dia e a noite. Se era mais ativo na barriga à noite e mais quieto durante o dia, pode manter este padrão ao início. O bebé dorme a maior parte do dia, em média 20 horas, acordando para mamar ou quando está com a fralda suja. Também pode reclamar de frio, calor, cansaço ou por querer aconchego. Pode mantê-lo num carrinho-berço perto de si na sala, durante o dia, e no quarto ao lado da sua cama, à noite, por exemplo, sempre de barriga para cima.

 

Sem medo da moleira

A moleira do bebé às vezes parece pulsar, o que dá um pouco de aflição, mas é perfeitamente normal. Ao nascer, o recém-nascido não tem as quatro tábuas ósseas, que formam o crânio, soldadas. Estas estão apenas justapostas, para que seja possível que a cabeça passe pelo canal de parto. Entre estes ossos existem dois pequenos espaços ainda vazios, um na parte superior e outro na parte inferior, que permitem que o cérebro do bebé continue a crescer. Quando o seu filho chora, pode ser que a moleira fique convexa. Ao dormir, esta baixa. Se ficar muito funda, pode ser sinal de desidratação. A moleira fecha em torno dos 9 a 18 meses.

 

Manual do choro

Aos poucos vai começar a decifrar as causas do choro do seu bebé só pelo som. Se ainda tem dúvidas, vá por eliminação:

Fome: se o seu bebé estava a dormir há duas ou três horas e acordou a chorar, pode querer mamar.

Desconforto: verifique se a fralda está suja e troque. Veja se a roupa da cama está limpa e se ele não está com frio ou calor.

Insegurança: um movimento brusco, luz forte ou um barulho podem fazer o recém-nascido chorar. Muitos choram durante as trocas de fralda e no banho. Acaricie o bebé e segure-o com firmeza, mas com suavidade ao trocá-lo e banhá-lo.

Cansaço: quanto mais exausto está o bebé, mais difícil é acalmá-lo. Por isso aprenda a identificar os sinais de sono – ele boceja e puxa as orelhas, por exemplo, antes de começar a chorar. Crie um ritual calmante que preceda a hora do sono, cantando e embalando-o ao colocá-lo no berço.

 

Como foi a rotina com o seu recém-nascido? Esperamos que a informação e as dicas deste post lhe possam ser úteis.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?