FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Mau hálito no bebé

10 Março, 2021

Sabia que o mau hálito nos bebés pode significar algum problema de saúde além da má higiene bucal? Apesar de ser mais comum em adultos, também pode acontecer com o seu filho. É, por isso, muito importante ficar de olho no bem-estar do bebé, principalmente nos primeiros meses de vida.

 

O mau hálito

Também conhecido como halitose nos bebés, isto acontece pela fermentação e decomposição dos resíduos alimentares. No caso de um recém-nascido, os resíduos do leite materno, ou leite de outra origem, ficam retidos em toda a cavidade oral do bebé e principalmente na língua por ser mais rugosa. Normalmente, a família pode notar ainda que a língua do bebé fica com uma crosta esbranquiçada e/ou amarelada devido aos resíduos do leite, causando assim a libertação de mercaptanas e enxofre metabolizada pelas bactérias da cavidade oral. No entanto existem exceções, nas quais o mau hálito pode ser causado por alguma doença.

 

As principais causas

Má higiene bucal: é normal que bactérias vivam na nossa boca e interajam com partículas de comida localizadas entre os dentes, na gengiva, na língua e até na superfície das amígdalas. No entanto, se a comida ficar parada nesses lugares por muito tempo, o cheiro piora. Por também abrigar  bactérias que podem causar odores desagradáveis e mau hálito, a língua  deve sempre ser escovada.
Infeções na boca: cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade.


Boca seca:
  quando uma criança respira pela boca (comum em crianças alérgicas por estarem com o nariz entupido), a saliva deixa de remover as bactérias, provocando mau hálito.

 

Corpo estranho:  às vezes os bebés ou crianças pequenas colocam objetos estranhos (brinquedos minúsculos, comida como ervilhas, etc.) no nariz. Um objeto estranho alojado no nariz pode causar mau hálito na criança.

 

Medicamentos: em alguns casos, a forma como o medicamento se decompõe no organismo pode causar mau hálito. Este processo liberta substâncias químicas que podem resultar num odor desagradável.

 

Chuchar no dedo ou chucha: tanto o dedo quanto a chucha podem ficar com um mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua à saliva e a bactérias bucais. As chuchas também podem acumular resíduos alimentares.

 

Doenças ou alergia: sinusite, amigdalite e doenças alérgicas podem levar ao mau hálito. As crianças com refluxo também tendem a ter um hálito com odor forte.

 

Certos tipos de alimentos: em algumas crianças que costumam ingerir alimentos com um cheiro forte (como alho, cebola ou especiarias específicas), o hálito também pode ser afetado, durante o período de processamento deste alimento.

 

É bastante comum isto acontecer porque os bebés ainda não têm a capacidade motora de realizar a higienização da gengiva e dos dentes e, principalmente, da língua que é onde mais se retém de alimentos no bebé. É, por isso, importante higienizar a boca do bebé, pois o mau hálito também pode ocorrer pela interação das bactérias com os resquícios de leite na boca.

 

Como evitar o mau hálito em bebés

Uma boa escovagem no dia a dia e visitas semestrais ao dentista após o surgimento dos primeiros dentes, ajudam a manter a boa saúde bucal e o hálito fresco. Quando o problema surgir, é muito importante procurar ajuda de um profissional. A orientação correta dada pelo dentista ajuda muito e, por isso, é de grande importância fazer consultas pré-natal no seu dentista, pois este dar-lhe-á todas as orientações para cuidar bem da boca do seu bebé. Uma excelente dica é higienizar a cavidade oral e principalmente a língua do bebé com uma gaze humedecida com água fervida ou filtrada enrolada no dedo do adulto.

 

Até aos sete anos de idade da criança, é importante que os adultos ainda sejam os responsáveis pela escovagem dos dentes dos filhos, pois estes ainda não possuem a destreza necessária suficiente para o fazer corretamente. Após este período, os pais podem dar mais liberdade para a realização da tarefa (mas sempre com supervisão) para que esta seja feita de forma mais autónoma. Já aos 10 anos, as crianças podem realizar a escovagem sozinhas.

 

Dicas para ter em consideração:

Antes dos dentes aparecerem: faça a limpeza apenas com uma gaze com água;

Creme dental infantil com flúor: isto irá reduzir a cárie dentária. Quando a criança aprender a cuspir, a quantidade de creme a ser colocado na escova deve ser do tamanho de um grão de ervilha. Antes disso, a quantidade é de um grão de arroz.

Limpeza da língua:  instrua e certifique-se de que a criança também limpa a língua, pois as bactérias podem acumular-se e crescer na superfície da mesma.

Fio dental: deve ser utilizado diariamente para remover partículas de comida dos dentes, que podem causar odor.

Troca da escova dental por uma nova com regularidade: as cerdas desgastadas não conseguem remover efetivamente a placa bacteriana e os detritos dos alimentos, podendo causar assim o mau hálito.

Higiene: no caso da chucha, é importante fazer a esterilização com água a ferver. Para além disso, lave sempre as mãos e objetos dos bebés e crianças com água e sabonete, evitando dessa forma a propagação de bactérias na cavidade bucal, que também podem causar o mau hálito.

 

Já trata da higiene bocal do seu filho? Onde tem mais dificuldade?

Esperamos que este post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?