FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Saúde mental: Grávida em tempos de pandemia

26 Fevereiro, 2021

O nascimento do bebé é um dos momentos mais esperados por toda família e, principalmente, pela gestante, que começa a criar vínculosafetivos desde a descoberta da gravidez. Em tempos de pandemia, o stress e a ansiedade tomaram conta e mudaram muito quotidiano e as expectativas de muitas mães. Durante este período tão delicado, é muito importante ter um cuidado redobrado com a saúde mentalcom o seu bem-estar. 

 

Um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que as gestantes tiveram sintomas de depressão e ansiedade acima do normal durante a pandemiaA ansiedade pelo desconhecido, associado ao isolamento, e consequente perda de uma rede de apoiotão fundamental neste período, fez com que aumentassem os problemas relacionados à saúde mental. 

 

Para uma mente saudável, que resulta em equilíbrio e bem-estar, o apoio da família é essencial, principalmente em tempos de pandemia. Terem as suas rotinas alteradas e tendo que estar em isolamento, fez com que as gestantes ficassem ainda mais propensas a isto. Uma boa dose de carinhoe paciência nesta fase, sem dúvida, são fundamentais. 

 

Como procurar ajuda? 

Durante as consultas de pré-natal, é muito importante que a gestante converse com o seu médico sobre os seus sentimentos, medos, dúvidas e tudo aquilo que a impede de estar bem consigo mesma. É recomendo, por isso, que o primeiro contacto seja feito com o obstetra e, se necessário, procurar um psicólogo ou psiquiatra que tenha experiência em gestantes, já que o uso de medicação nesta fase da vida é limitado. 

 

Dedique tempo a si mesma. 

Para ter uma mente e corpo saudáveis, principalmente durante a gestação, é essencial seguir alguns pilares: manter-se hidratada e ter uma alimentação equilibrada, recarregar as energias com noites bem dormidas, exercitar-se e organizar a sua rotina e as suas tarefas. 

Pode ainda unir a prática de meditação à atividade física. Vale a pena lembrar que é super importante conversar com o seu médico para o aconselhamento dos exercícios físicos corretos para o seu caso específico e também para que os possa praticar de forma correta e segura. 

 

O autocuidado é fundamental. Tem de estar e sentir-se bem para poder cuidar do seu bebéPor isso, mime-se muito! Peça massagens ao marido, veja filmes que gosta, ouça música, passe cremes no corpo e no rosto, compre uma roupa que a faça sentir bem, nutra-se com os alimentos que a fazem sentir bem, converse com as pessoas que gosta… Ame-se! Qualquer coisa que a faça sentir-se bem fará com que possa ser uma melhor mãe para o seu bebé.  

 

 

Esteve ou está grávida durante esta pandemia? Como se tem sentido em relação a isso? 

  

Partilhe este artigo com todas as pessoas que podem beneficiar desta informação. 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?