FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Sono do bebé: Dicas para uma rotina saudável

27 Janeiro, 2021

Ter uma noite de sono tranquila e relaxante faz uma grande diferença no desenvolvimento do bebé. Por isso, é super importante aderir a hábitos diários para auxiliar nas hormonas de crescimento, além de ajudar a criança a reunir todas as aprendizagens do dia.

 

Durante o desenvolvimento do bebé, as boas noites de sono fazem toda a diferença. É durante este momento que o seu filho reúne tudo o que aprendeu ao longo do dia, além de liberar as hormonas do crescimento, que são super importantes! Quando apresentam alguma dificuldade para dormir, a família também fica com a sua rotina afetada, podendo causar stress, cansaço e ansiedade.

 

É importante que a criança tenha uma rotina de sono, com a finalidade de procurar uma melhor qualidade. As pessoas concentram-se demasiado no momento de colocar a criança a dormir, e esquecem-se que todo o restante do dia influencia muito mais o sono do que os últimos dez minutos antes desta adormecer.

 

Conforme a idade da criança, os períodos de sono podem ser maiores ou menores. A média fica entre 11 a 13 horas dormidas por dia. Para a(o) ajudar nesta missão, contamos-lhe algumas dicas de ouro para relaxar e criar uma rotina noturna para toda a família:

 

As sestas da tarde são tudo:

Se realizadas em diversos períodos do dia, podem ajudar a libertar a pressão homeostática que fica acumulada no corpo da criança. Isto influência na regulação dos níveis de cortisol, possibilitando uma menor irritabilidade da criança ao longo do dia, principalmente entre os três ou quatro anos de idade. Conforme o seu filho fica mais velho, é comum que este hábito comece a diminuir.

Atenção na alimentação:

Sabia que é possível melhorar a qualidade do sono com os alimentos certos? Para isso, aposte em refeições com triptofano, a matéria-prima da melatonina, que ajuda a regular o sono. Este pode ser encontrado em: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), sementes de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e tofu. Antes de dormir, opte por comidas leves, alimentos amigos do intestino, que não vão atrapalhar o sono por excesso de gases ou dificuldade na digestão. E fuja de açúcares e cafeínas.

 

Cuidado com as assaduras:

O cuidado com a pele do bebé pode influenciar (e muito!) sobre como será a noite de sono. Sabemos que problemas de pele podem deixar a criança agitada, chorosa e com isso atrapalhar o sono. Isto é muito evidente na dermatite atópica, mas qualquer outra condição cutânea, incluindo dermatite de fraldas, pode deixar a criança irritada e, com isto, não dormir adequadamente. Por isso, devemos cuidar bem da pele do bebé para que não apareçam lesões.

 

O meu filho não dorme bem. Isso pode trazer riscos?

Depende. Num primeiro momento, é importante diferenciar o despertar noturno e o não dormir. Muitos bebés despertam, mas têm sono de qualidade, enquanto existem bebés que passaram por um treino de sono stressante e podem dormir mal, mas chamam pouco os pais à noite.

Quando existe uma privação de sono, o seu filho pode apresentar um comportamento irritadiço, ou até mesmo tentar compensar a noite de sono durante o dia. Este défice de sono pode ter consequências na consolidação da memória, no crescimento, na atenção e também na capacidade de aprendizagem. Estudos demonstram que uma hora a menos de sono por noite pode significar dois anos de atraso escolar. Uma coisa interessante de entender é que, muitas vezes, esta privação não se dá por despertares noturnos, mas sim por falta de rotina. Por exemplo, uma criança que dorme tarde e precisa de acordar cedo para a escola está, naturalmente, com défice.

 

Quando posso interferir no sono do meu filho?

Os pais devem interferir quando a criança apresentar algum problema durante o sono como, por exemplo, os despertares muito frequentes. Estes podem sinalizar necessidade de suprir demandas, como manter a criança mais aquecida ou diminuir as luzes do ambiente ou até ruídos externos. De lembrar que deve ser consultado um especialista em casos mais graves.

 

Crie uma rotina de sono

A partir dos três meses de vida, os bebés começam a diferenciar o dia da noite, mas o processo geralmente só é consolidado com seis meses. Para auxiliar na regulação, os pais podem inserir uma rotina noturna, que além de direcionar a criança, pode ajudar toda a família.

Ter rotinas e rituais em casa transforma o dia das crianças, pois, assim, estas sentem-se seguras, e essa previsibilidade facilita as atividades. Rotinas baseadas no ritmo da criança são essenciais, pois a sequência de eventos ajuda a estruturar o seu organismo – além de ajudar a não esquecer os detalhes importantes do dia, como saltar sestas ou deixar passar a hora de dormir (o que pode fazer com que a criança vá mais estressada para a cama).

É recomendado por alguns especialistas que após as 18h, as luzes acesas dentro de casa sejam diminuídas, deixando a noite entrar. Uma hora antes de colocar o bebé a dormir, é importante criar uma atmosfera tranquila e, sempre que possível, usar tons de voz mais baixos. Irmos acalmando e relaxando o corpo da criança em etapas também é importante, como o momento do banho (massagens também são ótimas para relaxá-los), contar histórias – tudo isto com atenção à luminosidade do quarto, que deve estar mais escuro, com as luzes baixas -, e sempre a tentar criar uma conexão com a criança, demonstrando afeto e carinho.

 

Como estão os sonos aí por casa? Já criou uma rotina para dormir com o seu filho? Esperamos que este post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?