FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Mastite: Tudo o que precisa saber

10 Dezembro, 2020

mastite é um processo inflamatório da mama que pode tornar-se infeccioso. Qualquer situação que cause o acúmulo de leite como mamadas menos frequentes (caso de introdução alimentar ou o bebé dormir durante mais tempo, por exemplo), fissuras mamilares, chuchas, biberons, esvaziamento inadequado das mamas, freio de língua curto, desmame abrupto, produção excessiva, sucção débil, uso de conchas, sutiã inadequado, amamentar com dedos em tesoura…  Muitas coisas podem causar mastite!

 

Algumas mães são mais suscetíveis que outras e alguns fatores de risco podem ser:

– Mamilos rachados;

– Permanência apenas numa posição enquanto amamenta, o que pode levar o peito a não se esvaziar completamente;

– Uso de sutiãs apertados ou que pressionem o peito, restringindo o fluxo de leite;

– Estar muito cansada ou stressada;

– Ter mastite anteriormente, elevando o risco de mastite puerperal recorrente;

– Má nutrição.

 

A sensação pode ser local no início, com vermelhidão, calor, inchaço, sensibilidade aumentada e endurecimento. Mas pode evoluir para mal-estar geral, febre alta, calafrios, náuseas, dores musculares, taquicardia.

 

Qualquer que seja o sintoma mesmo que incerto, procure um profissional. Quanto mais cedo for feita uma avaliação e início de um tratamento, melhor o desfecho. Para evitar, a dica é ter a boa pega e posicionamento, amamentar em livre demanda, procurar esvaziar a mama evitando ingurgitamento, cuidados e tratamentos adequados para fissuras mamilares ou ductos obstruídos, e sempre realizar o auto exame da mama, ficar de olho nas áreas avermelhadas, doridas ou sensíveis.

 

O tratamento varia de acordo com o caso, mas normalmente são indicados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos em associação com o adequado manejo da amamentação. Também é recomendado o uso de compressas húmidas e frias sobre a área afetada e, mesmo sendo difícil por causa da dor, amamentar até esvaziar a mama. Se o bebé não mamar tudo, é bom ordenhar o que lá ficou.

 

Dicas que também podem proporcionar o alívio da mastite:

– Tome um banho de banheira ou mantenha o peito submerso por cerca de 10 minutos em água morna, algumas vezes ao dia. Isto poderá ajudar a remover o leite empedrado que talvez esteja a bloquear o fluxo e a impedir o esvaziamento do peito durante a mamada

– Descanse

– Beba muita água para ajudar o seu corpo a lutar contra a infecção

– Use um sutiã que dê apoio suficiente para o peito.

– Se amamentar for muito doloroso, tente fazer a ordenha com a bomba ou manualmente

– Fale com seu médico sobre maneiras de aliviar a dor e reduzir o desconforto

 

Pode amamentar com mastite? Pode!

Esta dolorosa infecção na mama é tratada com antibióticos e com amamentação frequente e/ou retirada do leite materno por meio de ordenha. Além de dar de mamar, beba bastantes líquidos, descanse e, se necessário, tome a medicação para a dor recomendada pelo seu médico.

 

Já teve mastite ou conhece alguém que tenha passado por isto? Esperamos que este artigo lhe possa ajudar.

 

Partilhe este artigo com todas as pessoas que podem beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?