FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Contrações no 3º trimestre da gravidez

28 Novembro, 2020

As contrações não irão começar verdadeiramente até ao dia do parto do bebé, mas você pode senti-las intermitentemente durante as semanas finais da gestação. Pode sentir um aperto ocasional e desconfortável no estômago – é o seu útero a recompor-se a exercitar-se para o dia do parto.

Aqui apresentamos seis possíveis causas comuns de contrações nas últimas semanas de gravidez:

 

  1. Trabalho de parto precoce

O trabalho de parto precoce (que ocorre antes de terminar a 36ª semana de gravidez) pode causar contrações nas mulheres grávidas. É caracterizada por um padrão de pontadas ou aperto da parede uterina (não uma dor ocasional) que não desaparece. Se estiver a ter muitas contrações durante várias horas consecutivas, ligue para o seu médico. O trabalho de parto prematuro pode levar ao nascimento prematuro.

 

  1. Esforço excessivo

Pode não querer diminuir o ritmo durante o terceiro trimestre, mas sobrecarregar o seu corpo pode fazer com que o seu útero inicie contrações “falsas”. Se está a fazer muitas coisas, o stress pode causar contrações de Braxton Hicks. As Braxton Hicks são contrações práticas que ajudam o seu corpo a preparar-se para o parto e, muitas vezes desaparecem quando coloca os pés para cima e relaxa. Estas são geralmente esporádicas, ligeiramente desconfortáveis ​​e duram de 30 segundos a dois minutos. Não há necessidade de ligar para o seu médico para contrações ocasionais de Braxton Hicks. A maioria das mulheres dá por elas em algum momento após as 20ª semanas de gravidez.

 

  1. Desidratação

A desidratação também pode dar o pontapé inicial nas falsas contrações de Braxton Hicks, portanto, certifique-se que bebe bastante água. Por acaso, uma bexiga muito cheia também pode causar contrações de Braxton Hicks, então certifique-se que faz xixi com frequência.

 

  1. Fazer sexo

Fazer sexo também foi relacionado às contrações de Braxton Hicks. Provavelmente porque o orgasmo e as prostaglandinas no sémen fazem com que o útero se contraia. Estas falsas contrações normalmente diminuiem logo após começarem. Como sempre, fale com o seu médico se estas estiverem a tornar-se mais longas ou mais intensas, ou se entrarem num padrão previsível.

 

  1. Complicações na gravidez

Se desenvolver contrações dolorosas e sangramento vaginal ou contrações que são persistentes (se o aperto durar mais de dois minutos) ligue para seu médico imediatamente. Mesmo no auge do trabalho de parto, o seu corpo dá-lhe um breve intervalo entre as contrações; portanto, se as contrações não pararem, isto pode indicar uma complicação perigosa, como a ruptura uterina, por exemplo.

 

  1. Você está em trabalho de parto

A causa das contrações pode ser feliz: finalmente é hora do seu bebé nascer! Embora as contrações possam começar de forma irregular, se chegou ao dia do parto, estas irão começar a desenvolver um ritmo regular. Se for realmente um trabalho de parto, as contrações irão gradualmente aproximar-se, tornando-se mais longas e fortes.

 

Na maioria dos casos, os médicos recomendam que vá para o hospital assim que as suas contrações durarem um minuto e começarem com intervalos de quatro a cinco minutos. Mas o seu médico pode sugerir um limite diferente para si, dependendo dos seus fatores de risco, da sua proximidade ao hospital e outras questões individuais. Siga o conselho do seu médico – e prepare-se para a chegada do bebé!

 

Esperamos que este post lhe possa ter sido útil. Como correram as suas contrações?

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?