FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Hemorroidas na Gravidez e no Pós-parto

28 Outubro, 2020

Sente dores quando se senta ou vai à casa de banho? Se a resposta for sim, é provável que esteja a sofrer de hemorroidas, um problema que afeta cerca de 15% das gestantes. Apesar de comum, o assunto ainda é tabu. As pessoas sentem-se desconfortáveis, têm vergonha e  acabam por esconder que têm a doença adiando a procura pela solução do problema.

 

Mas antes de tudo, precisamos de lhe dar uma notícia: todas as pessoas nascem com hemorroidas. Estas fazem parte da anatomia do ser humano, são vasos que irrigam a região do reto e ânus. Além disto, estudos concluíram que, em algum momento da vida, metade da população adulta mundial sofrerá de hemorroidas. Por isso, é importante falar sobre o assunto e procurar a melhor forma de resolver o problema.

 

Qual a relação entre hemorroidas e a gravidez?

Uma das causas mais comuns para a dilatação das veias anorretais, que estão localizadas na região do ânus, é a gravidez. Apesar de ser mais comum nos últimos três meses da gestação, é normal que as mulheres tenham o problema em diferentes momentos da gravidez e até mesmo no pós-parto.

No caso das grávidas, o problema é causado pelo aumento do volume do útero, que acaba por comprimir os vasos sanguíneos da região pélvica. As hemorroidas podem-se agravar pela obstipação intestinal, que é a diminuição dos movimentos do intestino, deixando as fezes secas e causando dor, edemas e sangramento.

É comum em grávidas devido a um aumento da pressão abdominal. Quem tem problemas de obstipação, o frequente ato de fazer demasiada força para conseguir ir ao à casa de banho associado à hereditariedade acaba por provocar o surgimento da doença hemorroidária.

 

Todas as grávidas terão a doença hemorroidária?

Não. As grávidas que apresentam um quadro de doença hemorroidária são aquelas que já apresentavam previamente algum grau da doença ou predisposição hereditária.

 

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas da doença hemorroidária são prolapso das veias, com dor e sangramento, especialmente na hora de fazer cocó. A doença hemorroidária surge quando as veias que se encontram dentro do ânus ou do reto se dilatam, provocando prolapso ou saída das hemorroidas para fora do ânus, sangramento, comichão ou prurido, saída de muco e dor.

 

Como identificar as hemorroidas?

As hemorroidas podem ser internas ou externas. As primeiras localizam-se no interior do reto e apresentam sintomas quando dilatadas como sangramento e prolapso, enquanto que as externas ficam ao redor do ânus, por isso são mais visíveis e tem aspeto de varizes de coloração escura quando trombosadas devido a conter sangue coagulado em seu interior.

A falta de diálogo sobre o assunto pode provocar muitos equívocos. Isto ocorre porque existem práticas e hábitos alimentares que podem agravar o quadro da doença hemorroidária já existente, contudo não são capazes de, por si só, desenvolverem o problema. De modo geral, é possível dizer que, a ingestão de condimentos não é capaz de causar o problema. No entanto, em pessoas que já desenvolveram a doença, o fator pode ser agravante.

 

Doença hemorroidária pode interferir no parto?

A doença hemorroidária não interfere no parto ou na gestação. O problema é que quanto mais tempo de gestação e, principalmente, durante o parto normal as hemorroidas podem sangrar e exteriorizar devido à grande pressão pélvica imposta pelo feto.

 

É possível ter hemorroida também no pós-parto?

Se acha que após o seu filho nascer irá dizer adeus às dores, lamentamos informar que na verdade não será bem assim. O momento do pós-parto é incrível, já que você finalmente consegue ter o seu bebé ao colo, mas, infelizmente, você pode sofrer com hemorroidas nesta fase. Mesmo que tenha tido sorte o suficiente para escapar da hemorroida enquanto estava grávida, esta condição pode aparecer mesmo depois do parto.

Cerca de 20% das mães de primeira viagem passam por isto. Mas calma, há muitas formas que curam e diminuiem as hemorroidas.

 

Como evitar as hemorroidas?

Tratamentos e almofadas podem acalmar as dores, mas deve também aumentar a quantidade de fibra (feijão e cereais integrais) que consome, além de beber muita água e tomar probióticos. Isto ajudará as fezes a moverem-se de forma mais suave, facilitando a pressão da área. Alguns suplementos de fibra e amaciadores de fezes também podem funcionar bem. Mas se as hemorroidas persistirem por mais de 2 semanas, consulte o seu médico.

 

Boa alimentação é primordial para a gestante?

Sim. O bom hábito alimentar, ou seja, uma dieta rica em fibras e hidratação ajuda a gestante a produzir fezes mais saudáveis para uma boa evacuação, não permitindo o agravamento dos sintomas hemorroidários.

 

A gestante tem como prevenir a doença?

A prevenção é igual para todos: dieta saudável com frutas, legumes e verduras com um total de 20 a 25 g de fibras diárias, hidratação de 2 litros de água por dia, exercícios físicos com moderação, orientação de um especialista e respeitar o momento evacuatório. A gravidez é um momento da mulher que requer mais atenção para garantir o bem estar e saúde da mãe e do bebé, assim, em caso de sentir algum sintoma ou ter alguma dúvida, a indicação é procurar um especialista o mais rápido possível. Doenças diagnosticadas no início normalmente têm um melhor resultado no tratamento.

 

O mesmo tratamento usual pode ser feito na gestante?

O mesmo tratamento clínico pode ser realizado para as gestantes com pomadas, supositórios e banho de assento. Normalmente após a gravidez as hemorroidas diminuem de tamanho e os sintomas regridem. Não é aconselhável o tratamento cirúrgico durante a gestação.

 

Esperamos que este post lhe possa ter sido útil. Teve este problema na gravidez ou no pós parto?

 

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?