FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Qual o papel do Pai na gravidez e pós-parto?

18 Março, 2020

Sugestões para integrar o pai nas rotinas do seu bebé

No mês em que se assinala o Dia do Pai, vimos falar-vos sobre a importância da figura paternal no desenvolvimento do bebé e na construção da harmonia familiar.

Ser pai, nos dias de hoje, significa estar presente desde o primeiro momento e é cada vez mais comum os pais participarem ativamente em todas as etapas da gravidez e do pós-parto.

 

Papel do Pai durante a gravidez

Ainda que a gravidez seja sentida apenas pela mulher, é importante que o futuro pai esteja a par de todas as alterações que ocorrem a nível físico e emocional, de forma a conseguir dar uma resposta eficaz e prestar um apoio efetivo à grávida.

Durante a gestação, o papel do pai passa, sobretudo, por apoiar a futura mamã em tudo o que ela necessite, oferecendo conforto e qualidade e mostrando-se paciente e compreensivo para com tudo aquilo por que ela está a passar. Além disto, é também muito importante que o pai contribua para a promoção da autoestima da futura mamã, elogiando-a e fazendo-a sentir-se especial.

Mas o papel do pai durante a gravidez não é apenas importante para a mãe. É logo durante a gravidez que se começa a formar o vínculo entre pai e bebé. Assim, o pai deve ser presente, carinhoso e interagir com o bebé mesmo enquanto ele está na barriga da mãe, fazendo festas e conversando, por exemplo.

 

Papel do Pai no pós-parto 

Quando o bebé nasce, é comum os recém-papás sentirem-se nervosos, com receio de não conseguirem cuidar de um ser tão pequenino, o que os leva a afastarem-se e deixarem essa responsabilidade (quase) exclusivamente com a mãe. Por outro lado, algumas mães também não dão ao pai o espaço de que eles necessitam para cuidarem do bebé sozinhos, pois, inconscientemente, acreditam que o bebé está melhor com elas.

Mas o envolvimento do pai nos cuidados ao bebé deve fazer-se desde o primeiro momento, pois esta presença próxima e esta interação irão promover a segurança e a confiança do bebé ao longo do seu desenvolvimento.

Ainda que seja comum algum desconforto e insegurança por parte dos recém-papás, por não saberem o que se espera deles, o seu contributo é fundamental para que toda a dinâmica familiar flua e tudo possa retomar um ritmo tranquilo o mais rapidamente possível.

O pai é ainda muito importante na prevenção de uma depressão pós-parto na mãe. Para tal, deverá assumir algumas funções como suas, como deitar o bebé ou dar-lhe banho, proporcionar à mãe momentos de descanso e incentivá-la a fazer outras atividades para além de cuidar do bebé (encontrar-se com amigas, cuidar de si, fazer desporto, ir ao cabeleireiro…).

 

Como integrar o Pai nas rotinas do bebé

 Durante a gravidez:

  • Levá-lo às consultas e ecografias
  • Delegar-lhe o planeamento do quarto do bebé
  • Pedir a sua participação na elaboração do plano de parto
  • Pedir a sua opinião para o enxoval do bebé
  • Fazer questão que ele participe nas aulas de preparação para o parto, incluindo as de amamentação

 

No pós-parto:

  • Delegar-lhe a responsabilidade de fazer a gestão das visitas
  • Deixá-lo assumir a responsabilidade total por alguns cuidados ao bebé – trocar a fralda, dar banho, deitar o bebé…
  • Deixá-lo a sós com o bebé durante algum tempo

 

O diálogo e a comunicação entre o casal assumem grande importância nesta fase das suas vidas devido às grandes transformações que ocorrem. É essencial que a mamã partilhe com o seu companheiro as suas necessidades e lhe mostre como ele a pode ajudar. O vínculo que pai e filho criam é essencial para o bom desenvolvimento do seu bebé, pelo que uma participação ativa desde o primeiro momento contribuirá para reforçar os laços entre os dois.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?