FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Episiotomia: o que é e principais cuidados a ter

28 Julho, 2019

Episiotomia: o que é e principais cuidados a ter

A episiotomia é um procedimento médico-cirúrgico relativamente frequente nos partos hospitalares e em Portugal o número destas intervenções está acima da média europeia.

A Organização Mundial de Saúde, contudo, não defende a prática desta técnica como rotina e tem vindo a alertar para o seu uso inadequado.

 

O que é

A episiotomia consiste numa incisão realizada no períneo (área muscular entre a vagina e o ânus), com o objetivo de alargar o canal vaginal.

Depois da expulsão do bebé, o corte é suturado com pontos que acabam por cair por si próprios.

A decisão de realizar episiotomia é feita pela equipa médica que acompanha o trabalho de parto, mas é importante que a futura mamã converse sobre isto com o médico que a acompanha, no sentido de discutirem a sua necessidade ou não e o que fazer no momento do parto. Inclusivamente, definir um plano de parto com o seu médico assistente pode evitar falhas na comunicação no momento do parto.

 

Cuidados a ter

Há alguns cuidados que deve ter no pós-parto para facilitar a cicatrização da sutura e evitar possíveis infeções:

– evitar fazer esforços;

– não ter relações sexuais até à consulta de avaliação, no sentido de garantir que o seu corpo já recuperou da intervenção;

– manter uma boa higiene genital, lavando e secando bem a zona da sutura e mudando os pensos higiénicos com frequência;

– não usar roupa justa e preferir roupa interior de algodão.

Ainda que, aquando da realização da episiotomia, a mulher possa não sentir dor, uma vez que ela é realizada mediante anestesia local, no pós-parto a região genital está muito sensibilizada, o que pode criar alguma dor e desconforto nessa zona.

Para aliviar esse desconforto, pode recorrer ao uso de compressas frias ou gelo, envolvido num pano, a cada 8 horas ou à toma de paracetamol com a devida autorização médica.

Quando se sentir confortável é também importante que realize alguns exercícios que contribuam para o fortalecimento do períneo. Já ouviu falar nos exercícios de Kegel?

Em breve, dar-lhe-emos mais informações sobre estes exercícios.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?