FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Principais alterações aos padrões de sono durante a gravidez

1 Setembro, 2019

Sabia que cerca de 75% das grávidas apresentam algum tipo de dificuldade para dormir?

As alterações aos padrões de sono na mulher, durante a gravidez, estão relacionadas sobretudo com as alterações hormonais, a compressão da bexiga e picos de ansiedade sobre o parto e o pós-parto.

1.º Trimestre

As grávidas costumam apresentar queixas como muito sono e cansaço elevado. Estes sintomas explicam-se devido ao aumento da concentração de progesterona, bem como ao aumento do volume de sangue na circulação, o que faz com que o coração tenha de trabalhar mais para o bombear para o corpo e para o bebé.

Os enjoos, quando não se ficam pela manhã, também podem causar mal-estar, pelo que se recomenda uma alimentação equilibrada, com refeições leves a intervalos regulares.

2.º Trimestre

As cãibras podem surgir nesta fase, alertando para as necessidades de reposição de potássio e cálcio. Comer bananas, melancia e derivados do leite pode ajudar. Os alongamentos, uma massagem e um banho relaxante antes de dormir também contribuem para um sono mais tranquilo.

3.º Trimestre

As idas frequentes à casa de banho e a dificuldade em encontra uma posição confortável para dormir são as principais alterações nesta fase. Recomenda-se que evite a ingestão de líquidos perto da hora de deitar e que durma virada para o lado esquerdo, de forma a facilitar a circulação sanguínea e a oxigenação.

Caso os distúrbios no sono estejam a causar problemas e a colocar em causa o descanso de forma evidente, pode recorrer a ajuda especializada. Uma consultora de sono materno infantil, por exemplo, pode ajudá-la a preparar um plano de sono, com indicações que podem melhorar a sua qualidade de vida, como quais os alimentos que beneficiam ou prejudicam o sono, que exercícios pode fazer para induzir o sono, entre outras técnicas e ferramentas.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?