FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Nascimento dos dentes

10 Julho, 2021

Por volta dos seis meses de vida, os primeiros dentes do bebé começam a nascer. Por isso, vale a pena ficar atenta e saber como agir se o seu filho tiver algum incómodo.

 

Quando os primeiros dentes começam a nascer, pode ser que o seu filho tenha algum tipo de incómodo e fique irritado, ou mal-humorado. Mas, é possível contornar este cenário e deixar esta fase mais tranquila para o bebé.

 

Quando é que os dentes do bebé começam a nascer?

Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses, mas isto não é um padrão. Existe bastante variação em relação aos seis meses. Algumas crianças tem o nascimento dos dentes com oito meses, outras com um ano. O nascimento dos dentes pode acontecer até aos três anos de idade. É importante que os pais tenham mais ou menos uma noção sobre quando esta fase irá acontecer, pois cada criança tem um ritmo diferente.

 

Como saber que os dentes do bebé estão a nascer?

Quando os dentes estão a começar a nascer, normalmente o bebé dá alguns sinais. Mas, é muito importante ficar de olho a possíveis inflamações e contaminações, que podem ocorrer pela criança levar objetos à boca. Além disso, é possível notar:

– Um aumento da produção salivar;

– Inquietude;

– Gengiva irritada.

 

A recomendação geral é que quando estiverem a nascer os dentes, a criança coma alimentos mais frios ou beba a água mais fresca, porque alivia bastante o incómodo. Pode também utilizar uma escova de dentes molhada em água fresca ou até mesmo um mordedor que esteja mais fresco.

 

O que pode acontecer se a criança tiver inflamações ou contaminações com o nascimento dos dentes?

É importante lembrar que todas as crianças irão passar pela fase de nascimento dos dentes, precisamente por ser uma questão fisiológica. Algumas podem sentir mais incómodo, enquanto outras não sentem nada.

 

Normalmente, quando ocorre uma inflamação ou infeção, pode acontecer a criança ter eventualmente episódios espaçados de febre ou diarreia. Pode, por isso, haver uma alteração da consistência das fezes, um episódio de estado febril, mas nada de febre alta.

 

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes?

Esta fase deve ser vivida da forma mais natural possível. Por isso, a família pode investir em algumas opções caseiras para deixar o bebé mais confortável:

– Massaje a gengiva com dedeiras de silicone molhadas em água fresca;

– Gelados de leite materno;

– Massagem shantala;

– Palitos de cenoura fria;

– Dependendo da alimentação do bebé, prefira refeições frias e sólidas;

– Com o dedo limpo, faça uma massagem delicadamente na gengiva do bebé.

 

E se nada resolver?

Se nada mais caseiro resolver, talvez seja altura de procurar um odontopediatra. Este poderá recomendar algumas substâncias químicas naturais, aplicadas diretamente na gengiva do bebé. O especialista irá indicar os melhores medicamentos, além de frutas frias e massagens, que podem aliviar a sintomatologia da criança.

 

Como escovar os dentes do bebê

A escovagem deve acontecer a partir do nascimento do primeiro dente. Existe uma maneira adequada de o fazer, portanto, os pais devem seguir o passo-a-passo: use movimentos circulares, ou vai-e-vem, para a frente e para trás, em todas as faces do dente. Para facilitar o processo, faça isto após o banho ou quando o bebé estiver deitado no trocador, pois a posição vertical pode dificultar a higiene correta.

 

A amamentação é fundamental para o desenvolvimento dos dentes

Antes dos dentes começarem a nascer, o aleitamento materno tem um papel primordial no fortalecimento e crescimento destes. O processo funciona como o primeiro aparelho da criança, pois atua no desenvolvimento ósseo do maxilar, osso que segura os dentes superiores. Além disto, ajuda também na mandíbula, que fixa os dentes inferiores.

De reforçar que é por isso importante amamentar exclusivamente até aos seis meses e estender até aos dois anos com a amamentação a não ser exclusiva. Fora outros benefícios, como a prevenção do cancro da mama e o do útero, além de ser um alimento saudável para o bebé e melhorar a imunidade das crianças.

 

Como correu o nascimento dos dentes do seu bebé?

Esperamos que a informação deste post lhe possa ser útil.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

 

Fontes:  Odontopediatra, Thelma Parada (embaixadora da Pais&Filhos)

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?