FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

12 dicas para que o bebé durma a noite toda

22 Maio, 2021

O seu filho já não acorda durante a noite para comer? Que bom! Mas, às vezes, isto não significa que este não irá acordar mais por qualquer outro motivo. 41% das crianças de até 3 anos de idade continuam a acordar durante a noite, por isso não se sinta só.

 

Se você já está preocupada ou cansada por continuar a acordar todas as noites, deixamos-lhe algumas técnicas que pode experimentar para tentar garantir o sono do seu bebé e o seu.

 

1. Tente mete-lo a dormir entre 19h e 19h30. Sabia que o seu filho tem o sono mais profundo entre as 20h e 00h? Isto quer dizer que, se ele passar das oito fora da cama, poderá não dormir o suficiente e isto pode fazer com que ele acorde mais vezes durante a noite.

 

2. Tente deixá-lo dormir sozinho. Alguns bebés ainda estão a aprender a arte de se deixarem dormir sozinhos. Então, se entrar no quarto deste ao primeiro som que ouvir, pode acostumá-lo a precisar de si para dormir. Se o choro aumentar, tente a próxima dica.

 

3. Ofereça ajuda limitada. Se o bebé não conseguir dormir sozinho, ajude-o um pouco. Ele irá sempre exigir colo e aconchego sempre que for dormir, se for acostumado assim. Por isso, comece a oferer um carinho nas costas para ele perceber que você está lá, mas quando ele acalmar, saia do quarto. Se ele chorar novamente, demore mais para voltar. Assim começa a treiná-lo para perceber que não precisa de si para dormir.

 

4. Perceba se ele não está doente. Claro que, às vezes, o seu filho pode estar a chorar porque se está a sentir mal ou com dor de dentes. Nestas situações, é quando eles mais precisam de nós. É, por isso, importante você perceber se ele não está doente ou se não está a nascer um dente novo antes de deduzir que ele precisa de treino para dormir.

 

5. Dê conforto. Um edredom quente, um peluche fofo, uma T-shirt com o seu cheiro. Isto tudo pode ajudar a trazer mais conforto durante a noite.

 

6. Crie uma rotina. Uma rotina simples e consistente é reconfortante para o seu filho. Isto pode incluir um banho quente, uma história ou uma música. Fazer a mesma coisa todas as noites vai prepará-lo e este vai saber que é hora de dormir.

 

7. Mantenha o sono em dia. Pode achar que o seu filho precisa de menos sono se este está a acordar mais vezes durante a noite, mas, na verdade, este pode é estar a precisar de mais. Os bebés precisam, em média, de 10 a 14 horas de sono por dia e isto inclui a sesta da tarde.

 

8. Mudança de hábitos. Se o seu filho passou de dormir a noite inteira para, de repente, começar a acordar como um bebé novamente, certifique-se se alguma coisa mudou no mundo dele. Um novo irmão, mudança de creche ou começou a treinar para ir ao penico sozinho. Isto tudo pode fazer com que o bebé regrida um pouco na hora de dormir. Se identificar alguma mudança, tente trabalhar nisso com ele.

 

9. Seja gentil, mas firme. Quando entrar no quarto do bebé na hora de dormir, seja gentil, mas firme sobre a hora do sono. Fique calmo e fale baixo para reforçar a ideia desta hora do dia.

 

10. Ajude-o a processar o dia. Às vezes, os bebés acordam durante a noite porque não conseguem processar algumas coisas, então continuam a pensar, sem conseguir relaxar. O que pode ajudar é falar sobre os acontecimentos do dia antes de dormir enquanto se veste ou escova os dentes. Isto vai ajudá-lo a processar e entender as experiências do dia, assim este irá conseguir ficar em paz.

 

11. Pesadelos. Se o bebé acordar de forma violenta e aos gritos, pode estar a sofrer com pesadelos. O terror noturno é um enigma, mas acontece na infância, principalmente com bebés. Este pode estar com os olhos abertos, mas, na verdade, está a dormir ainda. O ideal para lidar com isto é não tentar acordá-lo e esperar que passe. Acordar o seu bebé significa deixá-lo chateado e mais confuso, o que pode dificultar para voltar a adormecer.

 

12. Incentive-o a gastar energia durante o dia. As crianças precisam de gastar energia antes de dormir. É importante que não fique apenas sentado ou em frente à televisão. Ajude-o a ficar cansado através de corridas ou brincadeiras.

 

Teve problemas para o seu bebé dormir a noite toda? Esperamos que as dicas deste post lhe possam ser úteis.

Partilhe este post com quem achar que pode usufruir e beneficiar desta informação.

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?