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Alimentação das crianças no Verão

22 Agosto, 2020

O verão chegou e, com ele, a diminuição do apetite para muitos. Separámos algumas dicas de orientação alimentar para os mais pequenos nesta época do ano (na verdade, as dicas servem para qualquer período). No geral, o verão pede alimentos leves e ricos em água. Tentar manter a rotina na hora da alimentação mesmo em período de férias escolares é um desafio que os pais devem enfrentar. Prestando um pouco de atenção ao prato, dá para aproveitar o clima quente ao máximo, com muita energia e sem ficar doente!

 

Hidratação
Esta dica é básica e não deve ser praticada apenas no verão. Beber muita água, sumos e bebidas hidratantes em geral (águas com sabores, por exemplo) para repor, por exemplo, o que se perde com a transpiração. Beba um copo em intervalos curtos ao longo do dia. As crianças costumam não sentir sede quando estão distraídas a brincar, então lembre-as de beber líquidos e monitorize! Alguns refrigerantes e chás gelados não são bebidas indicadas para a hidratação, pois possuem componentes diuréticos.

 

Pêra, uva, maçã, etc.
Coma frutas! São alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. Qualquer fruta é válida principalmente as da estação. Quando der aquela fominha à tarde, pode preparar uma deliciosa salada de frutas para si e para as crianças oferecendo vários nutrientes e sabores ao mesmo tempo. O ideal é variar a maneira de oferecer as frutas, às vezes com a própria fruta, outra vezes com vitaminas, sumos e saladas. Há ainda a opção de gelados de fruta para os pequenos que recusem a fruta de outro modo.

 

Beba leite
Leite e os seus derivados também são uma boa aposta, pois são ricos em água, vitaminas e minerais, principalmente cálcio. Iogurtes são refrescantes e basta dar duas vezes ao dia, por exemplo, ao pequeno almoço e ao lanche, ou mesmo antes de ir dormir. Para acumular nutrientes, os batidos de leite com fruta podem ser acrescidos de aveia ou linhaça, tudo o que torna a bebida mais saudável. Para as crianças que têm alergia ao leite, ofereça sumos e iogurtes vegetais (produtos enriquecidos com cálcio).

 

Refeição completa
Para finalizar a alimentação saudável, coma muitas verduras, legumes, arroz, carnes e peixe. Estes alimentos são essenciais para o crescimento e devemos consumi-los pelo menos uma vez por dia, nas refeições principais. Sabemos que nas férias o que prevalece são os lanches rápidos, mas o ideal é que estes também sejam oferecidos uma vez por dia. E dá também para incrementar o lanche com verduras, legumes, queijo, ou até mesmo fazer um hamburger caseiro.

 

Se a refeição for feita fora de casa, ficam as dicas:
Leve frutas numa bolsa térmica: uvas, maçã, pêra, banana, laranja, melão e manga picados são ideais, pois além de hidratarem, fornecem vitaminas, minerais e energia na forma de frutose. Para maior praticidade, deixe as frutas já picadas. Também podem ser levados biscoitos (doces ou salgados) à base de farinhas integrais, bolo caseiro simples (embalados fatia a fatia), mini sandes de queijo, sumos naturais ou de pacote. Aqui, a dica é ler o rótulo para evitar aqueles com grande quantidades de açúcar e corantes. O primeiro ingrediente que aparece no rótulo geralmente é o está presente em maior quantidade, então fuja do açúcar e prefira as palavras “sumo”, “polpa” e “água”. Se não houver a orientação de um nutricionista, devem ser consumidos produtos “normais” e não “light” ou “diet” (especialmente os “diet”).

Ofereça também uma boa sandes, feita com pão integral, pão árabe integral ou pão de forma branco rico em fibras, recheada com queijo, alface, tomate e cenoura ralada. Se for comprar algo de última hora para dar à criança, prefira milho cozido, gelados de fruta, sumos naturais e saladas. Mas regule você a quantidade que a criança terá de comer.

Ter atenção a produtos vendidos na praia, porque há sempre o risco de que estes estejam contaminados e podem desencadear uma infecção intestinal na criança.

Além de poder estragar as férias e deixar a criança mal, os vómitos e diarreias devem ser evitados nesta época do ano porque com eles há uma perda expressiva de água, que deve ser rapidamente reposta. Lembre-se, é verão e os cuidados devem ser redobrados!

Como tem sido a alimentação dos seus pequenos durante o Verão?

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