SUBSCREVA A NEWSLETTER E GANHE 5€ DE DESCONTO
Oferta T-Shirt BB MOMMY em compras de valor igual ou superior 100 €
FEITO EM PORTUGAL
Envios em 24h!

Benefícios da música para as crianças

7 Junho, 2020

Os bebés em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, começam a perceber o som com maior consciência e respondem a este com estímulos.

 

A música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde que este está na barriga da mãe. A música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do telemóvel e até mesmo o barulho da rua. Sons a que os bebés e crianças estão atentos e podem beneficiar dos seus efeitos. A audição é o primeiro sentido a formar-se na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E esta habilidade do ser humano tem vindo a ser aperfeiçoada ao longo dos anos, por meio da música.

 

Quando a criança tem contacto com a música, seja a ouvir ou a interagir mais ativamente com este universo, esta pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras.

 

Está cientificamente comprovado que as crianças que tocam um instrumento ou possuem alguma aprendizagem neste segmento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.

 

Musicalização

Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização.  A musicalização ensina os elementos da linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento. Aqui, a criança começa a perceber elementos como a pulsação e a forma, através de atividades prazerosas.

A musicalização pode ser feita com bebés de 1 ano até crianças de 10 anos – idade em que estas costumam ser direcionadas ao aprofundamento da aprendizagem.

 

Expressão corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que esta sente ao ouvir uma música, a cantar ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palmas, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. Juntamente com a música ocorre o desejo de mexer o corpo, acompanhando o ritmo.

A melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a expressarem-se. Isto pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes menos refratários ao toque, que se sintam mais à vontade para dar vazão aos seus sentimentos.

 

Coordenação motora

Pode achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de esta desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os músculos pequenos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização dos músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas.

Os especialistas explicam que estas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. O aprimoramento da coordenação motora vai se aprimorando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o próprio esforço e trabalho.

 

Foco

No momento em que uma criança está a participar numa atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, esta vai cantar um excerto da música ou tem o seu próprio solo instrumental numa apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação.

 

Contacto com outras culturas

A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Esta proximidade é benéfica para as crianças, pois possibilita que tenham contacto com o folclore e costumes de outros povos.

A proximidade com os diferentes ritmos é um verdadeiro intercâmbio cultural, é uma forma de criar empatia por outros povos.

Criatividade

Um dos principais alicerces da música é a criatividade. Cada criança nasce com uma série de habilidades e capacidades, incluindo o pensamento criativo. No entanto, assim como qualquer outra habilidade, a criatividade também deve ser treinada.

A música estimula e incentiva as crianças a desenvolver a sua capacidade de análise e resolução de problemas espontâneos. Ou seja, a música ajuda a desenvolver a nossa capacidade de pensar em alternativas e de nos adaptarmos aos problemas. Em resumo: a música desenvolve o nosso pensamento criativo.

 

Memória

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 tinham contato com a música, constatou que o contacto com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder do estudo, alguns elementos presentes na música como o timbre, o tempo e o tom, foram importantes para que estas crianças desenvolvessem a memória mais rápido do que as outras.

 

Desenvolvimento da linguagem

Quando uma criança ouve ou canta uma música, vai armazenando palavras ao seu domínio. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo da aprendizagem, elementos que serão úteis para a formação das frases. A dicção também é um aspeto que pode ser aprimorado por meio da música.

 

Contato com matemática

O matemático Pitágoras é considerado pela ciência um pesquisador de música. A sua primeira experiência foi esticar uma corda e perceber que a sua vibração emitia um som. Este foi o primeiro passo, para o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.

A experiência de Pitágoras é um das muitas que provam que a música está diretamente ligada com a matemática. A música é uma constante contagem de tempo e trabalha o raciocínio lógico, habilidade que é muito utilizada no ensino da matemática.

 

Todos adoramos música não é verdade? Conhecia todos estes benefícios da música?

Partilhe este artigo com quem goste e queira saber mais sobre o efeito da música nos nossos pequenos.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Open chat
Olá, necessita de ajuda?