FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Hypnobirthing: O que é?

7 Maio, 2020

O Hypnobirthing aparece com um movimento de mães que desejavam muito ter uma técnica de parto sem dor, natural e confortável que pudesse oferecer ao bebé uma mãe presente, atenta, com força e bem disposta.

 

Segundo um estudo desenvolvido recentemente na Austrália, o uso de hypnobirthing, encurta o tempo de parto, reduz o risco de cesarianas, e dispensa, na maioria dos casos, a utilização de analgésicos. Em Inglaterra foi revelado também que os níveis de ansiedade são reduzidos e, por esta razão, o nascimento é mais vivido, mais feliz deixando assim boas recordações.

 

Esta técnica considera os aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais de um nascimento, tendo como grande objetivo a confiança, segurança, facilidade e o conforto no parto e nos momentos pós parto.

Suportada numa prática de Meditação e relaxamento esta técnica alivia o stress, a ansiedade, os medos, as dores e o pânico do desconhecido e dos eventos imprevistos relacionados com o parto.

Este método foi inspirado no livro “Childbirth Without Fear de Grantly” Dick-Read, MD, um obstetra inglês. De acordo com a sua exposição, o síndrome medo-tensão-dor pode ser atenuado com hipnose, porque a mulher terá a capacidade de trabalhar os músculos conscientemente durante o trabalho de parto, facilitando o nascimento da criança.

A aprendizagem passa por conhecer muito bem o corpo físico, honrá-lo, entende-lo e aceitá-lo para confiar que ele mesmo dará as respostas e os sinais certos na hora certa. Mas, para isso, é importante estar atento, ouvir e sentir. São ensinadas técnicas apropriadas de respiração, relaxamento e visualização o que permite antecipar a realidade do dia do parto.

A preparação de Hypnobirthing pode ser efetuada em aulas ou em casa online, pelo que o pai pode e deve participar nestas aulas. O seu papel é assimilar a técnica e garantir que a mãe se mantém no processo, no momento que entra no hospital.

Os exercícios são praticados semanas antes do parto para que haja um total envolvimento e fácil memorização dos processos.

 

O que pode aprender com o Hypnobirthing:

* Exercícios respiratórios
* Meditação e Relaxamento
* Auto hipnose
* Exercícios físicos para tonificar as articulações e facilitar as posições do parto
* Ensaio das posições possíveis para o parto
* Compreensão sobre a linguagem corporal natural e seus benefícios.
* Benefícios para o bebé, tranquilidade, sonos regulares e alimentação facilitada
* O pai como figura de suporte e conforto

 

Os estudos verificam que os bebés que nascem das mães que aplicam e estudam esta técnica são mais calmos, tranquilos, comem melhor, tem um sono regular e a ligação à mãe é muito próxima.

Partilhe este artigo com quem está perto de si ou grávida neste período.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?