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Cuidar da Saúde Mental durante a gravidez

9 Abril, 2020

A gravidez é um dos momentos em que a mãe se deve sentir tranquila e plena. É tão importante que a grávida cuide da sua saúde mental assim como cuida da saúde física. Procurar ficar menos stressada e melhorar a qualidade de vida são fundamentais para manter a saúde mental durante a gravidez.

As mulheres grávidas são mais propensas a sofrer de ansiedade e de depressão. Estas doenças favorecem o aparecimento de problemas mentais habituais durante a gestação, que podem até levar  a problemas físicos de saúde graves. Além de afetar a mãe, também pode causar efeitos no feto. Com amor e muitos cuidados, consegue-se manter o nível de saúde mental adequado.

Os choros e pensamentos negativos frequentes da grávida são alguns dos indícios que devem chamar a sua atenção. Às vezes, não são só os maus pensamentos e o stress que afetam a nossa saúde mental, mas a ilusão e euforia em ter o bebé.

 

O stress é o problema que afeta a maioria das gestantes, dificultando o controle emocional, especialmente diante preocupações financeiras, profissionais e sentimentais. Também os distúrbios hormonais são os mais frequentes durante a gravidez. Existem momentos em que as gestantes se podem sentir alegres, contentes, satisfeitas, seguras e, outros momentos, em se sentem tristes, deprimidas, ansiosas, e inseguras. A qualidade do sono, em algumas grávidas, também piora.

 

A destacar que é muito importante o bem-estar psicológico para que a gravidez ocorra da melhor forma possível. É fundamental que a mãe se sinta segura, protegida e, sobretudo, é importante que as pessoas mais próximas a ajudem em todos os momentos.

Para auxiliar a mulher grávida, deverá fazer com que esta se sinta importante e escutá-la atentamente. Desta forma, irá mostrar-lhe que se importa de verdade com o que ela pensa. É recomendável que ela saiba que pode contar consigo para tudo o que precisar. Sendo assim, dê-lhe conselhos e tente animá-la sempre. Nesta etapa é conveniente que ela continue com as suas tarefas e se puder acompanhá-la, melhor ainda. Isto será bom para que ela saiba que nunca está sozinha.

O amor e a paciência são as chaves para saúde mental durante a gravidez

Uma boa autoestima nas mulheres grávidas é importante para o desenvolvimento do bebé, já que tudo o que a mãe sente, o bebé também irá sentir. Por isso, é essencial incentivar a grávida a fazer as coisas com optimismo. Uma alimentação correta e uma prática de exercícios físicos, de acordo com o seu estado, podem ajudá-la a melhorar a conceção de si mesma.

 

Para manter um bom estado de saúde mental durante a gravidez recomenda-se:

1.Uma alimentação saudável e equilibrada. Não se esqueça de manter uma dieta adequada e siga as recomendações do seu médico;

2. Melhorar o humor com alguma coisa que você gosta de fazer. Diga ao seu cônjuge o que você quer fazer. Pode planear atividades diferentes todas as semanas, como caminhar, ir ao cinema, ouvir música, ler, etc… Tente realizar atividades que lhe pareçam interessantes, o importante é sentir-se bem.

3. Fazer exercício físico, de acordo com o seu estado. É importante que você faça uma consulta com um especialista neste caso. Sessões de relaxamento também podem fazer com que você se sinta muito bem.

4. Dormir regularmente. As mulheres grávidas devem dormir o quanto quiserem, isto não irá, de forma alguma, afetar o bebé. Assim, é recomendável que durma o máximo que puder.

 

Em todos os casos citados acima, o homem deve ter muita paciência para lidar com estas situações com muito amor, carinho e cuidado, para fazer com que a sua mulher tenha uma gravidez plena e tranquila.

Partilhe este artigo com quem está perto de si ou grávida neste período.

With love, BBme by Joana Teles

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