FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

10 Dicas para descansar mais e melhor durante a gravidez

19 Janeiro, 2020

Se está grávida com certeza já ouviu – repetidamente – este conselho: “Aproveita agora para dormir, porque depois não vais conseguir!”.

Ainda que a realidade não tenha de ser assim tão difícil como a querem fazer parecer, a verdade é que há inúmeras alterações durante a gravidez e pós-parto e as alterações aos padrões de sono não são exceção.

Como é sabido, o descanso assume um papel muito importante no bem-estar geral do ser humano, mas torna-se essencial na mulher durante a gravidez, pois dele depende também o bom desenvolvimento do feto.

 

Porque é que descansar é tão importante durante a gravidez?

Está cientificamente provado que o stress materno e a existência de uma rotina acelerada contribuem para o baixo peso do recém-nascido, bem como para a ocorrência de alterações no líquido amniótico e ainda aumenta as possibilidades de um trabalho de parto prematuro, com perdas de sangue e contrações.

 

Causas das alterações nos padrões de sono durante a gravidez?

As mudanças no ciclo de sono da mulher alteram-se significativamente durante a gravidez devido, sobretudo, às alterações hormonais. Contudo, as alterações físicas, com a compressão da bexiga e a diminuição da capacidade torácica, também contribuem para um sono menos profundo e com interrupções frequentes. A somar a todas as adaptações que ocorrem no corpo da mulher para dar resposta às necessidades do novo ser que nele habita, há ainda a juntar os movimentos do feto que podem ser incomodativos durante a noite e impedir a futura mamã de conseguir um sono retemperador. Por último, o estado emocional da grávida, os seus medos e ansiedades podem também contribuir para as indesejadas insónias nesta fase.

 

Mas, apesar de a exaustão e a sonolência serem uma resposta natural do organismo a todas as alterações, há pequenos hábitos que pode introduzir na sua rotina que farão a diferença no final do dia e permitir-lhe-ão aproveitar melhor os períodos de descanso durante a gravidez.

 

Como descansar mais e melhor durante a gravidez?

  1. Ouça o seu corpo

Esteja atenta aos sinais de cansaço e respeite os seus (novos) limites, descansando o máximo que conseguir e sempre que o seu corpo lhe pedir isso mesmo. Você e o seu bebé são o mais importante nesta fase. Tudo o resto pode esperar.

  1. Tenha um horário para deitar

Respeite os seus horários de sono e estabeleça uma rotina para se deitar sempre à mesma hora. O ideal é que durma entre 8 a 12 horas.

  1. Adote posições confortáveis

A partir do 2.º trimestre já não conseguirá dormir de barriga para baixo. A posição para dormir mais aconselhada às grávidas é deitada de lado sobre o lado esquerdo, pois irá facilitar a circulação do sangue e a digestão. Poderá ainda querer elevar a cabeceira da cama, sobretudo se sofrer de azia, e usar almofadas para apoiar as pernas e/ou a barriga.

  1. Pratique exercício físico

Já escrevemos sobre como o exercício físico – PÔR LINK PARA ARTIGO DO INÍCIO DO MÊS DE JANEIRO – é importante para que tenha uma gravidez saudável e se sinta bem em cada fase. Ao melhorar a sua condição cardiorrespiratória, irá conseguir descansar melhor, além de que o exercício contribuirá ainda para a libertação de endorfinas, as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar.

  1. Crie um ambiente propício ao sono

Manter o quarto arejado, com uma temperatura regular e escuro, longe de estímulos e ecrãs, propicia o relaxamento e induz mais facilmente o sono.

  1. Faça alongamentos

Antes de deitar, faça uns alongamentos que promovam o relaxamento. Ao longo do dia, alterne entre posições – se passa muito tempo sentada, faça pausas para esticar as pernas; se passa muito tempo em pé, estique e eleve as pernas sempre que possível.

  1. Medite

Faça uns exercícios de respiração enquanto ouve uma música – calma, à noite, e energizante, ao acordar.

  1. Receba uma massagem

Recorra aos serviços de um profissional para uma massagem, relaxante ou revigorante, para melhorar a circulação sanguínea, prevenir caimbras, dores e inchaço nos pés e pernas.

  1. Alimente-se bem

Mantenha uma alimentação equilibrada e evite alimentos estimulantes ou com cafeína, sobretudo a partir da tarde. À noite, prefira refeições leves e evite os líquidos nas horas antes de se deitar.

  1. Informe-se

Reunindo o máximo de informação possível, sentir-se-á mais tranquila para lidar com todas as transformações que ocorrem durante a gravidez, bem como com a ansiedade relacionada com o parto e pós-parto. Neste artigo poderá encontrar uma lista de livros que lhe serão muito úteis e que podem esclarecer muitas das suas dúvidas.

 

Poderíamos ainda dar-lhe uma última dica, que se aplica não só ao período da gravidez, mas também ao pós-parto: peça ajuda sempre que necessário. Não queira fazer tudo sozinha. A gravidez não é um momento apenas seu. Quer seja ao pai do bebé, à sua mãe, a uma amiga ou mesmo a um profissional, lembre-se que, ao pedir ajuda, vai poder usufruir de todo o processo com mais serenidade. Não é por ser a mãe que tem sobre si toda a responsabilidade e, de uma coisa pode estar certa, este é um período irrepetível na sua vida e só poderá aproveitá-lo ao máximo se se sentir bem.

Como tem sido o seu descanso e o que tem feito para aproveitar ao máximo esta fase da sua vida, sem cansaço excessivo?

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?