FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Como ter um pós-parto tranquilo

14 Novembro, 2019

10 Dicas úteis e práticas

 

À medida que a gravidez avança, a futura mamã vai começando a pensar cada vez mais no pós-parto e na vida da família com a chegada de um novo elemento.

Para o que o pós-parto seja um período tranquilo, é necessário antecipar algumas coisas de forma a facilitar a logística dos primeiros dias do bebé em casa e evitar, assim, que a recém-mamã se sinta sobrecarregada.

Em seguida, apresentamos-lhe 10 dicas úteis e práticas para um pós-parto mais tranquilo e que deve começar a colocar em prática mesmo antes de o seu bebé nascer.

 

  • Mantenha um estilo de vida saudável

Alimente-se bem, com qualidade e faça refeições regulares. Coloque o seu descanso em primeiro lugar e aproveite todo o tempo que tiver disponível para dormir – o ideal será dormir sempre que o seu bebé também o fizer. Logo que possível, retome uma atividade física de baixo impacto, uma breve caminhada pode fazer a diferença no seu bem-estar geral e na sua recuperação no pós-parto.

 

  • Estabeleça um plano para o puerpério

Defina atividades que não pode deixar de realizar, mas estabeleça também períodos para fazer algo de que goste. Planeie refeições e saídas. Veja quem estará disponível para a ajudar e ficar com o bebé quando for necessário. Invista na sua preparação, quer física quer emocional, com aulas de preparação para o parto, por exemplo.

 

  • Cultive os seus relacionamentos

Não se isole, converse com uma amiga ou com outras mulheres no pós-parto. Estar em contacto com outras pessoas vai ajudá-la a sentir-se ativa e conectada com o resto do mundo.

 

  • Promova a sua autoconfiança

Confie nos seus instintos e na aprendizagem conjunta que faz diariamente com o seu bebé. O tempo vai mostrar-lhe que, por norma, nada é tão complicado como aparentava ser inicialmente.

 

  • Passe tempo de qualidade com o seu bebé

Passeie com ele, leia-lhe histórias, cante para ele, faça-lhe uma massagem. Tudo isto vai contribuir para que estreitem laços e reforcem o vínculo entre vocês.

 

  • Seja flexível

Mantenha as suas expectativas realistas e não busque a perfeição. A vida acontecer para lá daquilo que planeamos, por isso é necessário que seja flexível para fazer as adaptações necessárias ao longo do percurso. Lembre-se de que está em processo de aprendizagem e que tudo faz parte da sua evolução como mãe.

 

  • Cultive a sua relação com o seu parceiro

Planeiem momentos a dois. Reforcem a vossa intimidade e cumplicidade. Pode ser um jantar especial, uma sessão de cinema (mesmo em casa) ou uma massagem. Não se esqueça de que a vossa relação deve existir para lá da vossa condição de pais.

 

  • Priorize as suas necessidades

Se se sente cansada, descanse. Guarde uns minutos por dia só para si. Pode ser para tomar um banho relaxante ou só para ir dar um passeio de 10 minutos pelo seu bairro. O importante é que, diariamente, tenha a oportunidade de se sentir conectada consigo mesma e não abdicar (totalmente) de si.

 

  • Prepare refeições antecipadamente

Cozinhe algumas refeições e congele-as para os primeiros dias em casa com o seu bebé. Isto permitir-lhe-á concentrar-se em si e no seu bebé e, em simultâneo, garantir que a família continua a fazer uma alimentação saudável e equilibrada.

 

  • Peça ajuda

Lembre-se que não precisa de fazer tudo sozinha. Peça ajuda sem qualquer sentimento de culpa. As pessoas que gostam de si vão ficar felizes por poderem ajudar. Parceiro, família e amigos, conte com a sua rede de apoio para os primeiros tempos, até se sentir capaz de mais. Se, mesmo assim, considerar que esta ajuda não é suficiente, recorra a ajuda profissional, quer seja uma doula, uma psicóloga ou até uma pessoa para a ajudar nas tarefas domésticas. Aprenda a ouvir-se e a respeitar as suas necessidades para não correr o risco de ter de lidar com uma depressão pós-parto.

 

Qual destas dicas lhe parece ser a mais importante de seguir para um pós-parto tranquilo?

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?