FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Como escolher a creche para o seu bebé?

19 Julho, 2019

Como escolher a creche para o seu bebé?

10 Aspetos a ter em consideração

 

O seu bebé ainda nem nasceu, mas já anda a pensar em quando o tiver de deixar para regressar ao trabalho?

A fase da separação entre a mãe e o seu bebé pode ser geradora de stress e de ansiedade – para mãe e filho, pelo que é importante que a solução que escolher seja adequada às suas necessidades e, sobretudo, lhe dê a segurança de que necessita para que a transição se faça da forma mais tranquila possível.

Na procura pela creche ideal para o seu bebé há alguns aspetos que deve ter em consideração:

  1. Localização

Analise se a localização da creche lhe permite gerir de forma eficaz os seus horários, sem que a obrigue a grandes desvios. No dia a dia, é muito importante que a sua rotina esteja facilitada, já haverá muitas outras novidades a que terá de dar resposta.

 

  1. Valor da mensalidade

Confirme o que está incluído no valor da mensalidade e analise o valor global que terá de despender. Acreditamos que queira dar o melhor ao seu filho, mas, antes de se comprometer com uma inscrição, analise se o valor que terá de pagar está dentro do orçamento familiar que estabeleceram.

 

  1. Horário de funcionamento

O ideal seria que pudesse ir sempre buscar o seu bebé cedo, mas depois do período de amamentação o seu horário de trabalho voltará ao normal, pelo que é importante que se assegure de que a creche está aberta até que possa ir buscar o seu bebé.

 

  1. Espaço interior e exterior

Verifique as infraestruturas, nomeadamente, pavimentos, espaços de recreio, localização e proteção de tomadas, instalações sanitárias e cozinha.

 

  1. Atividades

Analise o interesse e a pertinência das atividades desenvolvidas pela instituição em função daquilo que pretende disponibilizar ao seu bebé. Ainda que ele seja muito pequenino, atividades como motricidade e música são sempre benéficas em qualquer idade. Verifique ainda se essas atividades estão, ou não, incluídas na mensalidade.

 

  1. Alimentação

A instituição tem cozinha? As refeições são confecionadas lá? Se não, são providenciadas por quem? Quem é a pessoa responsável pela ementa? Que cuidados têm com a alimentação das crianças? A ementa semanal é disponibilizada aos pais?

 

  1. Formação e experiência dos educadores/cuidadores

Quem é a equipa? Qual a formação das pessoas que tomarão conta do seu bebé? Qual a sua experiência? Como é a abordagem da equipa educativa às crianças? (Se puder, na visita leve o seu bebé ou outra criança para analisar a forma como a equipa interage com elas.)

 

  1. Protocolo e medidas de segurança em caso de emergência

Verifique acessos e saídas de emergência. O edifício tem implementadas as medidas de segurança contra incêndios em edifícios? Qual o protocolo a adotar em caso de emergência? E se a criança adoecer ou sofrer algum acidente, quais as medidas que adotam?

 

  1. Comunicação e disponibilidade

Informe-se sobre como se faz a comunicação entre escola e família. Verifique que a escola e a equipa educativa se mostram disponíveis e recetivas às suas questões.

 

  1. Referências

Procure outros pais que tenham os filhos na mesma creche e recolha algumas opiniões. Se várias pessoas referirem os mesmos aspetos (positivos ou negativos) pode ser um indicador a ter em atenção aquando da sua tomada de decisão.

 

Para que esta etapa seja vivida com tranquilidade e encarada como mais um passo do desenvolvimento do seu bebé em direção à sua autonomia, faça uma escolha consciente, alicerçada naquilo que são os seus valores e que é realmente importante para si.

 

With love, BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?