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Como ter tempo para si depois de ser mãe

Como ter tempo para si depois de ser mãe

5 dicas fáceis de aplicar que vão fazer a diferença no seu dia a dia

 

Se foi mãe há pouco tempo já descobriu como é absorvente e, em certas alturas, extenuante cuidar de um recém-nascido 24 sobre 24 horas.

O nosso corpo está a adaptar-se a mais uma mudança, temos as hormonas completamente desreguladas e sentimos que temos de dar resposta a (quase) tudo com eficiência máxima. Há um bebé a precisar de cuidados constantes e a vida continua a acontecer. Raramente é possível carregar no botão de “pausa” para ficar unicamente a cuidar de si e do seu bebé.

Ainda assim, para bem de todos, é muito importante que a recém-mamã encontre momentos para cuidar de si.

A pensar nisso, trazemos-lhe 5 dicas que, por serem fáceis de pôr em prática mesmo por uma recém-mamã, podem fazer realmente diferença na forma como vive o seu novo dia a dia.

 

1. Automassagem

Se não tem tempo para ir a um spa, dedique uns minutos ao final do dia a fazer uma automassagem. Enquanto o pai toma conta do bebé, escolha um creme de que gosta, com um aroma relaxante, ponha uma música tranquila e espalhe o creme nos braços, mãos, pés e pernas fazendo movimentos circulares na direção do coração.

 

2. Dê uma caminhada

Aproveite a chegada do bom tempo e dê um passeio. Se não tiver com quem deixar o bebé, pode levá-lo. O ideal seria passar tempo consigo própria, mas o importante é que faça algo que lhe dê prazer, por isso, simplifique. Os bebés gostam muito de ar livre e, por norma, dormem mais e melhor quando andam na rua durante algum tempo durante o dia.

 

3. Alongue

Andar com um bebé ao colo durante muito tempo, levantar e baixar para colocar e tirar do berço, amamentar… tudo isto pode comprometer uma boa postura corporal. Por isso, ao acordar e antes de se deitar faça alguns exercícios de alongamentos acompanhados de uma respiração profunda e tranquila. Os seus músculos e coluna agradecem.

 

4. Tome um banho

Nos dias mais desafiantes, pode parecer-lhe que nem tempo teve para tomar banho. Um banho quente, com sais ou óleos essenciais, pode ser o suficiente para que se sinta melhor no final de um dia longo.

 

5. Escreva

Manter um diário onde regista a forma como se sente e tudo aquilo com que tem de lidar ajudá-la-á a relativizar e a ganhar clareza sobre a montanha-russa emocional por que passa em certos dias. Se quiser, pode incluir também a prática da gratidão, registando, todos os dias, 3 ou 4 aspetos da sua vida pelos quais se sente grata. Está provado que esta prática aumenta os níveis de bem-estar.

Como vê, todas estas dicas são fáceis de pôr em prática e só depende de si começar já hoje. Se, mesmo assim, continuar a sentir-se exausta e assoberbada, não se iniba de pedir ajuda. Ao pai do bebé, aos avós, a uma amiga ou a profissionais, se necessário. Não se prive de se colocar em primeiro lugar. Ao fazê-lo nas coisas mais simples do seu dia a dia sentir-se-á melhor consigo mesma e com os que a rodeiam e terá mais ânimo para cuidar do seu bebé tal como ele merece.

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