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Como prevenir a depressão pós-parto?

11 Abril, 2019

O pós-parto deve ser uma fase feliz, mas, por vezes, é acompanhado de uma grande tristeza, ansiedade e até mesmo desinteresse por parte da mãe. Quando esse sentimento é persistente pode estar perante um caso de depressão pós-parto.

Para prevenir um quadro mais grave, em que os frequentes baby blues, que podem estar relacionados com as alterações fisiológicas profundas que ocorrem durante a gravidez e com o nascimento do bebé, não desaparecem espontaneamente ao fim de alguns dias, sugerimos-lhe que:

 

  • Descanse

A privação do sono pode estar na origem da nossa instabilidade emocional. Aproveite quando há visitas em casa e que podem tomar conta do seu bebé por algum tempo e durma. Durante a noite, de vez em quando, peça ao pai do bebé para ser ele a alimentar o bebé; se estiver a amamentar, tire leite antecipadamente.

 

  • Divida os trabalhos domésticos e os cuidados do bebé

O pai do bebé vai querer estar envolvido nos cuidados ao seu filho e isso reforçará os laços entre eles. Nas tarefas domésticas, não se iniba de pedir ajuda. Se o seu parceiro não estiver disponível ou não quiserem usar o tempo em família para esse fim, contrate alguém.

 

  • Deixe de lado a perfeição

Todas as mães sentem inseguranças. Todas, sem exceção. Mesmo que não o admitam. A perfeição não existe e a maternidade é uma aprendizagem diária. Constante. Você e o seu bebé estão a conhecer-se e isso leva o seu tempo. Opte por fazer apenas aquilo que é realmente importante. Tudo o resto pode esperar.

 

  • Ouça mais a sua intuição e confie em si

Confie em si e nas suas capacidades. O seu bebé confia. Mesmo que tenha à sua volta pessoas com mais experiência, seja crítica relativamente àquilo que lhe dizem. Não aceite tudo como sendo o mais acertado.

 

  • Mantenha-se informada

Procure informação sobre a gravidez e os primeiros meses de vida do bebé. Saber o que pode acontecer dar-lhe-á segurança para agir da melhor forma possível. Com informação terá na sua posse as ferramentas necessárias para se sentir mais confiante naquela que será certamente a maior (e mais bonita) aventura da sua vida.

 

  • Faça uma alimentação equilibrada

Alimente-se bem, faça uma alimentação variada e saudável. Se está a amamentar isso será também muito importante para repor os níveis de energia. Faça várias refeições ao longo do dia e não esteja mais de 3 horas sem comer.

 

  • Pratique exercício físico

Inscreva-se numas aulas de recuperação pós-parto ou, simplesmente, faça umas caminhadas.

 

  • Saia de casa (sem o bebé)

Quando tiver alguém que possa ficar com o seu bebé por um pequeno período, saia de casa e faça algo que lhe dê prazer, por mais simples que seja. Reconecte-se consigo e com aquilo que gostava de fazer antes de ser mãe. Quando regressar, vai sentir-se com mais energia e mais disponível para o seu bebé.

 

  • Namore

Apesar de terem agora alguém muito importante nas vossas vidas, não se esqueçam de vocês enquanto casal. Aproveitem os momentos em que o bebé está a dormir para alimentar a vossa relação. Façam um jantar romântico (mesmo que seja em casa), vejam um filme, conversem, façam planos. Se tiverem alguém que possa ficar com o bebé por algumas horas, ainda melhor. Saiam e divirtam-se. Sem culpas.

 

💖 Disfrute da sua gravidez 💖

With love, BBme by Joana Teles

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