SIGA-NOS NO FACEBOOK!

Como prevenir as estrias durante a gravidez?

Como prevenir as estrias durante a gravidez?

A partir do momento em que descobre que está grávida, todas as atenções da mulher se começam a centrar no bebé. Começa a imaginar qual será o sexo, a cor do cabelo ou dos olhos, faz uma (ou mais) listas de possíveis nomes e, concentrada no seu novo amor, vai-se esquecendo de cuidar de si.

Mas, com o passar o do tempo e todas as alterações corporais, nomeadamente o crescimento da barriga e do peito, a futura mamã vai-se relembrando de si própria e começa a preocupar-se com as marcas, algumas delas definitivas, que essas alterações podem deixar no seu corpo.

O aparecimento de estrias é, normalmente, uma das principais preocupações. Se, por um lado, é difícil afirmar com certeza se a mulher vai ou não desenvolver estrias durante a gravidez, por outro, há muito que se pode fazer para evitar que elas apareçam, pelo menos de forma muito evidente.

Todas as alterações hormonais que ocorrem na mulher durante a gravidez contribuem para que a sua pele fique desidratada e as estrias surgem com maior incidência em peles com pouca elasticidade. Assim, é essencial que, antes de mais, se mantenha hidratada. Por dentro e por fora.

O que pode (e deve) fazer?

  • Usar cremes e óleos hidratantes

A partir do momento em que descobre que está grávida, ou mesmo antes, deve adquirir o hábito de hidratar muito bem a sua pele. No banho da manhã, evite água demasiado quente e opte por um gel de banho hidratante. Depois, aplique sobre a barriga, peito e coxas um creme hidratante fazendo suaves movimentos circulares, de baixo para cima para ativar a circulação sanguínea. Deve usar um creme adequado ao seu tipo de pele, sem químicos e o mais natural possível. O mel por exemplo, é um ótimo hidratante natural. Repita o processo à noite, antes de se deitar. Encare estes momentos como um tempo que reserva só para si e para se mimar. Continue com esta rotina mesmo depois de o bebé nascer.

 

  • Ter uma alimentação equilibrada

Fazer uma alimentação saudável vai ajudá-la a dar à sua pele (e ao seu bebé) os nutrientes de que ela precisa. Consuma alimentos ricos em vitamina C e A, como a laranja, a cenoura, o tomate, os pimentos e a manga. Alimentos ricos em Ómega 3, como o salmão, não só contribuem para o desenvolvimento cognitivo do feto, como também agem como anti-inflamatório e antitrombótico na mãe. Beber muita água para manter os níveis de hidratação corporal é obrigatório.

 

  • Usar roupa apropriada

Prefira peças de roupa de algodão que deixem a pele respirar. Deixe de lado peças apertadas, pois é importante manter uma boa circulação sanguínea. Quanto à sua roupa interior, procure um soutien que se adapte às suas novas formas e que suporte o peito confortavelmente.

 

  • Controlar o peso

O aumento de peso é inevitável durante a gravidez, afinal tem uma nova vida a crescer dentro de si. O seu aumento de peso reflete também o aumento de peso do seu bebé. Ainda assim, hoje em dia já não se defende a máxima “uma grávida tem de comer por dois”. Pelo contrário, é mais saudável que a mulher vá controlando o aumento de peso. Excesso de peso pode, nomeadamente, aumentar os riscos de complicações durante a gravidez e no parto. Para evitar as estrias, o ideal é que esse aumento de peso seja gradual, para que a pele possa ir esticando devagar, ao longo do tempo. A prática de exercício físico regular e equilibrado, adequado à sua condição, é algo que também deve incluir na sua rotina.

 

  • Usar cinta ou faixa de gravidez

O uso deste acessório não é consensual entre os profissionais de saúde, mas pode ajudar a grávida a sentir-se mais confortável, sobretudo nos últimos meses de gravidez em que o peso da barriga se torna mais difícil de carregar. A cinta, ao ajudar a suportar o peso da barriga, confere mais resistência à pele e funciona também como um apoio extra na região lombar.

 

Quer tenha ou não tendência para desenvolver estrias, o mais importante é que não se esqueça de si, mesmo quando a sua prioridade passa a ser o bebé que traz na sua barriga.

With love, BBme by Joana Teles

Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *