SIGA-NOS NO FACEBOOK!

Como fazer a higiene dos dentes ao nosso bebé?

Os primeiros dentes do bebé nascem, normalmente, entre os 6 e os 12 meses, mas é possível que nasçam antes ou depois, sem que isso represente qualquer problema. O importante é que comece a tratar dos dentes do seu bebé logo que eles rompam. Criar bons hábitos de saúde oral nas crianças é essencial para evitar problemas (dolorosos e dispendiosos) no futuro.

 

Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebé?

Quando notar que os dentes do seu filho estão a romper (a gengiva pode ficar inflamada, podem ocorrer episódios de febre e o bebé andar mais irritado), comece desde logo a cuidar da sua higiene.

 

Como posso lavar os dentes ao meu bebé?

Se os dentes do seu filho acabaram de nascer, basta que utilize uma compressa embebida em água. Passe a compressa na gengiva e na superfície dos dentes do seu bebé, de manhã e à noite. A escovagem principal deve ser a da noite, a última coisa a fazer antes de dormir. À medida que for crescendo, o seu filho vai incorporar esta atividade na sua rotina e, a partir do momento em que já anda e tem alguma destreza física, pode dar-lhe a sua primeira escova de dentes, mesmo sem pasta dentífrica. O importante, nesta fase, é que eles ganhem o hábito da escovagem. A partir dos 2 anos, pode começar a colocar uma pequena quantidade de pasta (adequada à faixa etária) na escova e incentivar o seu filho a que faça a escovagem por si próprio, naturalmente com a sua supervisão e acompanhamento próximo para que a tarefa seja realizada eficazmente.

 

Que cuidados devo ter com os dentes do meu filho?

Os principais cuidados a ter estão relacionados com a escovagem regular e com a alimentação. Deve promover hábitos alimentares saudáveis, evitando dar ao seu filho alimentos e bebidas açucaradas, sobretudo fora das refeições ou antes de dormir. Quando se trata de higiene oral, a prevenção é a melhor opção. As cáries nos dentes de leite podem ter efeitos futuros na dentição definitiva.

Quando os bebés começam a andar é normal que caiam muitas vezes e é frequente que, nessas quedas, se magoem na boca e nos dentes. Se o seu filho se magoar nos dentes, partindo algum deles, por exemplo, é importante que a situação seja avaliada por um especialista, um odontopediatra.

 

Quando devo levar o meu filho ao odontopedriatra pela primeira vez?

O mais cedo possível. Idealmente, logo que nasçam os primeiros dentes. Se tal não for possível, e não houver qualquer alteração anormal na dentição do seu filho, leve-o quando tiver a dentição de leite completa, o que deverá acontecer por volta dos 3 anos.

 

With love, BBme by Joana Teles

Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *