SIGA-NOS NO FACEBOOK!

Teste do pezinho: o que é e para que serve?

Se vai ser mãe em breve é muito provável que já tenha ouvido falar do teste do pezinho. Este teste engloba um conjunto de exames médicos que permitem diagnosticar no bebé algumas doenças numa fase precoce, o que beneficia o seu tratamento.
O que é?
O teste, que se realiza já desde 1979, consiste numa pequena picada no calcanhar do bebé para a extração de algumas gotas de sangue. Posteriormente, a amostra é enviada para a Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, do Instituto Ricardo Jorge, no Porto.
Quando e onde fazer?
Este teste deve ser feito entre o 3.º e o 6.º dia de vida do bebé e pode ser realizado no centro de saúde onde o bebé vai ser acompanhado. Pode também ser realizado nos hospitais e nas maternidades.
Quanto custa?
O rastreio é gratuito, mas não é obrigatório e a sua realização depende da vontade dos pais. Contudo, as vantagens associadas a este teste são inúmeras, já que a deteção precoce das doenças que permite diagnosticar fazem toda a diferença no seu tratamento, evitando graves problemas de saúde que se desenvolvem com o crescimento.
Como se sabem os resultados do teste?
Os pais dos bebés cujo teste revele alterações são contactados diretament e ou através do centro de saúde.
Para informações mais detalhadas sobre este teste, consulte este folheto do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce.
Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *