FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Teste do pezinho: o que é e para que serve?

29 Dezembro, 2018
Se vai ser mãe em breve é muito provável que já tenha ouvido falar do teste do pezinho. Este teste engloba um conjunto de exames médicos que permitem diagnosticar no bebé algumas doenças numa fase precoce, o que beneficia o seu tratamento.
O que é?
O teste, que se realiza já desde 1979, consiste numa pequena picada no calcanhar do bebé para a extração de algumas gotas de sangue. Posteriormente, a amostra é enviada para a Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, do Instituto Ricardo Jorge, no Porto.
Quando e onde fazer?
Este teste deve ser feito entre o 3.º e o 6.º dia de vida do bebé e pode ser realizado no centro de saúde onde o bebé vai ser acompanhado. Pode também ser realizado nos hospitais e nas maternidades.
Quanto custa?
O rastreio é gratuito, mas não é obrigatório e a sua realização depende da vontade dos pais. Contudo, as vantagens associadas a este teste são inúmeras, já que a deteção precoce das doenças que permite diagnosticar fazem toda a diferença no seu tratamento, evitando graves problemas de saúde que se desenvolvem com o crescimento.
Como se sabem os resultados do teste?
Os pais dos bebés cujo teste revele alterações são contactados diretament e ou através do centro de saúde.
Para informações mais detalhadas sobre este teste, consulte este folheto do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce.
Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?