SIGA-NOS NO FACEBOOK!

Começar a trabalhar, depois de ser mãe

Depois de ser mãe e com o tempo da licença de maternidade a chegar ao fim, as mulheres começam a ficar ansiosas e preocupadas com a eminente separação do seu bebé. Nos últimos meses – ou, até, no último ano, se contarmos o tempo de gestação – mãe e bebé estiveram sempre juntos. Viveram um com o outro. Um para o outro.

Mas, agora, aproxima-se uma nova fase e a mãe está quase a regressar ao trabalho. Se gosta do seu trabalho, é natural que encare este regresso de forma mais positiva, mas, mesmo assim, há sempre alguns receios e, por isso e para que os ultrapasse com mais confiança, estes são alguns dos aspetos que deve ter em consideração nas semanas que antecedem o regresso à vida profissional ativa:

– Teste e colo que em prática as novas rotinas e horários. Estando em casa, não há necessidade de que as coisas aconteçam a uma hora pré-determinada, mas ao regressar às suas obrigações laborais, há horários a cumprir. Por isso, quanto mais cedo estabelecer uma rotina para si e parao bebé com base nesses horários, mais fácil será a adaptação.

– Reveja os seus planos pessoais e profissionais com o seu companheiro. Analisem o que precisa de ser ajustado e como cada um pode contribuir para que a transição fique facilitada, desde quem trata de determinada tarefa doméstica até quem vai levar e/ou buscar o bebé ao final do dia.

– Informe-se sobre os seus direitos na maternidade para que possa usufruir deles, sem qualquer prejuízo.

– Crie uma rede de apoio, quer sejam os avós, uma ama, a creche ou um serviço de babysitting. A ajuda nunca é de mais.

– Planeie os horários de amamentação e comunique-os a quem ficar a tomar conta do seu bebé. Pode ter necessidade de tirar leite para deixar ao bebé durante o dia, por exemplo.

– Converse com a sua equipa de trabalho e mostre-se interessada em participar nos projetos que tenham surgido entretanto, mas clarifique também os seus limites.

– Cuide de si. Não se esqueça de reservar algum tempo só para si. O regresso ao trabalho depois da maternidade é exigente, por isso é essencial que encontre tempo e espaço para repor as suas energias, seja fazendo exercício físico ou fazendo outra atividade de que goste.

– Conecte-se com o seu bebé. Quando regressar do trabalho, dedique-se exclusivamente ao seu bebé durante algum tempo. Acaricie-o e fale com ele, mostrando-lhe que também sentiu a sua falta, mas que agora está ali com ele e para ele.

Mantenha-se tranquila e com espírito positivo relativamente a esta nova etapa das vossas vidas. O seu bebé não se irá esquecer de si e os laços que vos unem podem mesmo sair fortalecidos.

With love,
BBme by Joana Teles

Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *