FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Começar a trabalhar, depois de ser mãe

14 Dezembro, 2018

Depois de ser mãe e com o tempo da licença de maternidade a chegar ao fim, as mulheres começam a ficar ansiosas e preocupadas com a eminente separação do seu bebé. Nos últimos meses – ou, até, no último ano, se contarmos o tempo de gestação – mãe e bebé estiveram sempre juntos. Viveram um com o outro. Um para o outro.

Mas, agora, aproxima-se uma nova fase e a mãe está quase a regressar ao trabalho. Se gosta do seu trabalho, é natural que encare este regresso de forma mais positiva, mas, mesmo assim, há sempre alguns receios e, por isso e para que os ultrapasse com mais confiança, estes são alguns dos aspetos que deve ter em consideração nas semanas que antecedem o regresso à vida profissional ativa:

– Teste e colo que em prática as novas rotinas e horários. Estando em casa, não há necessidade de que as coisas aconteçam a uma hora pré-determinada, mas ao regressar às suas obrigações laborais, há horários a cumprir. Por isso, quanto mais cedo estabelecer uma rotina para si e parao bebé com base nesses horários, mais fácil será a adaptação.

– Reveja os seus planos pessoais e profissionais com o seu companheiro. Analisem o que precisa de ser ajustado e como cada um pode contribuir para que a transição fique facilitada, desde quem trata de determinada tarefa doméstica até quem vai levar e/ou buscar o bebé ao final do dia.

– Informe-se sobre os seus direitos na maternidade para que possa usufruir deles, sem qualquer prejuízo.

– Crie uma rede de apoio, quer sejam os avós, uma ama, a creche ou um serviço de babysitting. A ajuda nunca é de mais.

– Planeie os horários de amamentação e comunique-os a quem ficar a tomar conta do seu bebé. Pode ter necessidade de tirar leite para deixar ao bebé durante o dia, por exemplo.

– Converse com a sua equipa de trabalho e mostre-se interessada em participar nos projetos que tenham surgido entretanto, mas clarifique também os seus limites.

– Cuide de si. Não se esqueça de reservar algum tempo só para si. O regresso ao trabalho depois da maternidade é exigente, por isso é essencial que encontre tempo e espaço para repor as suas energias, seja fazendo exercício físico ou fazendo outra atividade de que goste.

– Conecte-se com o seu bebé. Quando regressar do trabalho, dedique-se exclusivamente ao seu bebé durante algum tempo. Acaricie-o e fale com ele, mostrando-lhe que também sentiu a sua falta, mas que agora está ali com ele e para ele.

Mantenha-se tranquila e com espírito positivo relativamente a esta nova etapa das vossas vidas. O seu bebé não se irá esquecer de si e os laços que vos unem podem mesmo sair fortalecidos.

With love,
BBme by Joana Teles

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?