FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Como a alimentação da mãe pode evitar as cólicas do bebé

19 Outubro, 2018

Como a alimentação da mãe pode evitar as cólicas do bebé

 

Nos primeiros meses de vida as cólicas são bastante comuns nos bebés. Associadas à imaturidade do sistema gastrointestinal, manifestam-se com maior intensidade ao final do dia, numa altura em que o bebé (e os pais) começam a acusar maior cansaço.

O período das cólicas é uma fase que pode ser bastante cansativa, porque nessas alturas parece haver muito pouco que sossegue o bebé. É algo que é comum tanto nos bebés que bebem leite materno como nos que são alimentados com leite de fórmula. Fazer algumas massagens específicas no ventre do bebé pode aliviar, sobretudo se forem feitas como medida de prevenção, antes ainda de o bebé manifestar desconforto.

Para as mães que optarem por amamentar há também outros cuidados simples que, postos em prática, podem, realmente, trazer melhorias ao bem-estar do bebé.

É sabido que tudo o que a mãe ingere passa para o leite materno. Deste modo, se a mãe tiver atenção àquilo que come e, sobretudo, à forma como o bebé reage nas mamadas seguintes pode perceber mais facilmente quais os alimentos que deve evitar. Aliás, os alimentos que causam algum desconforto à mãe serão, muito possivelmente, também aqueles que provocarão cólicas ao seu bebé.

Naturalmente, cada bebé terá a sua própria reação, mas há alguns alimentos que são mais propensos a causar cólicas ou desconforto. Entre eles:

– Pimento;

– Cebola;

– Couve;

– Brócolos;

– Comidas condimentadas;

– Amendoim;

– Feijão;

– Batata doce;

– Bebidas com cafeína;

– Bebidas gaseificadas;

– Chocolate.

 

Então, mas, afinal, o que posso comer?

Tenha calma, não precisa de eliminar em absoluto todos estes itens da sua alimentação. Enquanto amamenta, é extremamente importante que mantenha uma alimentação equilibrada. Por isso, vá experimentando. O que resulta (ou não) com a sua amiga, vizinha, prima não tem necessariamente de ser o que é mais adequado para si e para o seu bebé.

As cólicas têm tendência para acalmar a partir do 3.º mês de vida do bebé, altura em que pode ir reintroduzindo os alimentos que foi reduzindo ou eliminando na sua alimentação. Nesta altura, o intestino do bebé já vai estar mais maduro e, portanto, mais preparado para lidar com esses alimentos.

A única intransigência de que deve ter enquanto estiver a amamentar é apenas no que diz respeito à ingestão de bebidas alcoólicas. Tudo o resto, vá doseando, testando e avaliando. Se se mantiver tranquila e segura das suas opções, o seu bebé vai acabar por tranquilizar-se também.

 

 

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?