SIGA-NOS NO FACEBOOK!

Enjoos na gravidez: saiba como os prevenir

Os enjoos na gravidez são algo bastante comum, afetando cerca de 70% das grávidas, e não se limitam obrigatoriamente ao período da manhã, podendo ser, contudo, mais fortes nessa altura do dia.
Este sintoma, mais frequente no primeiro trimestre da gravidez, e embora bastante incomodativo em alguns casos, não constitui perigo para a saúde da mãe ou do bebé. As náuseas e vómitos tendem a desaparecer no início do segundo trimestre de gravidez, mas, em alguns casos, podem prolongar-se durante toda a gestação.
Quais as causas dos enjoos na gravidez?
Especialistas referem que os enjoos estão provavelmente associados à elevada concentração dahormona beta – HCG e com o aumento dos níveis de estrogénios no início da gravidez. Algumas investigações sugerem mesmo que as náuseas e os vómitos estão relacionados com um risco mais baixo de aborto espontâneo, acabando por promover uma gravidez mais saudável, pois a mulher tem tendência para comer menos, reduzindo os níveis de insulina e o risco de exposição do feto a toxinas.
Como prevenir?
Para as grávidas que sofrem com este sintoma, há alguns truques que podem aliviar o desconforto e reduzir o número de episódios:
1 – Antes de se levantar, mastigue uma bolacha simples, seca, de preferência de água e sal, de gengibre ou integral. Espere uns minutos, inspire e expire lenta e profundamente e levante-se com calma.
2 – Faça várias refeições leves ao longo do dia, evitando a sensação de fome.
3 – Aumente a ingestão de líquidos entre as refeições.
4 – Opte por alimentos simples e secos.
5 – Evite alimentos cujo sabor lhe possa criar desconforto (gorduras, doces, condimentos…)
6 – Faça exercício físico moderado, de preferência ao ar livre. Uma caminhada pode ajudar bastante.
7 – Descanse sempre que possível.
8 – Antes de se deitar, faça uma ceia ligeira de forma a evitar ficar muitas horas sem comer. Espere um pouco antes de se deitar para facilitar a digestão. Se não conseguir manter os alimentos no estômago ou se os enjoos puserem em causa o seu bem-estar geral, converse com o seu médico. Há medicação que pode aliviar os sintomas quando nenhuma das medidas acima for suficiente.
Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *