FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

Enjoos na gravidez: saiba como os prevenir

7 Setembro, 2018
Os enjoos na gravidez são algo bastante comum, afetando cerca de 70% das grávidas, e não se limitam obrigatoriamente ao período da manhã, podendo ser, contudo, mais fortes nessa altura do dia.
Este sintoma, mais frequente no primeiro trimestre da gravidez, e embora bastante incomodativo em alguns casos, não constitui perigo para a saúde da mãe ou do bebé. As náuseas e vómitos tendem a desaparecer no início do segundo trimestre de gravidez, mas, em alguns casos, podem prolongar-se durante toda a gestação.
Quais as causas dos enjoos na gravidez?
Especialistas referem que os enjoos estão provavelmente associados à elevada concentração dahormona beta – HCG e com o aumento dos níveis de estrogénios no início da gravidez. Algumas investigações sugerem mesmo que as náuseas e os vómitos estão relacionados com um risco mais baixo de aborto espontâneo, acabando por promover uma gravidez mais saudável, pois a mulher tem tendência para comer menos, reduzindo os níveis de insulina e o risco de exposição do feto a toxinas.
Como prevenir?
Para as grávidas que sofrem com este sintoma, há alguns truques que podem aliviar o desconforto e reduzir o número de episódios:
1 – Antes de se levantar, mastigue uma bolacha simples, seca, de preferência de água e sal, de gengibre ou integral. Espere uns minutos, inspire e expire lenta e profundamente e levante-se com calma.
2 – Faça várias refeições leves ao longo do dia, evitando a sensação de fome.
3 – Aumente a ingestão de líquidos entre as refeições.
4 – Opte por alimentos simples e secos.
5 – Evite alimentos cujo sabor lhe possa criar desconforto (gorduras, doces, condimentos…)
6 – Faça exercício físico moderado, de preferência ao ar livre. Uma caminhada pode ajudar bastante.
7 – Descanse sempre que possível.
8 – Antes de se deitar, faça uma ceia ligeira de forma a evitar ficar muitas horas sem comer. Espere um pouco antes de se deitar para facilitar a digestão. Se não conseguir manter os alimentos no estômago ou se os enjoos puserem em causa o seu bem-estar geral, converse com o seu médico. Há medicação que pode aliviar os sintomas quando nenhuma das medidas acima for suficiente.
Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?