FEITO EM PORTUGAL
ENVIOS EM 24H

As fases da gravidez

21 Março, 2018

Gravidez, sinónimo de Maternidade.

É deste período que antecede o “Nascer” que vamos abordar as diferentes fases, cada uma delas tão bela quanto a outra. São 9 meses, 42 semanas de gravidez, sendo que, se considera o primeiro dia de gestação o primeiro dia da última menstruação ocorrida. É a partir deste dia que se considera que a mulher está grávida, dando se assim  inicio à contagem do tempo de gravidez  por parte dos profissionais de saúde que a acompanham.

É no 1ºmês, 4 semanas e meia de gestação que, apesar da mulher nesta fase ainda não ter a certeza de que está grávida  o óvulo se implanta no útero. Já existe VIDA no útero da futura mãe.

No 2º mês, entre 4 semanas e meia e 9 semanas, o bébé pesa entre 2 a 8 gramas e o seu coração já bate desde as 6 semanas. Os enjoos matinais são característicos desta fase e são causados pelas mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher. Normalmente duram até ao final do 3º mês de gestação. Face a estes sintomas a maioria das mulheres descobrem nesta fase que estão grávidas.

Aos 3 meses de gravidez, entre 10 e 13 semanas e meia, o bébe já pesa 40 a 45 gramas e mede quase 10 cm. Começam se a formar os ossos, articulações, nariz e orelhas e os rins começam a produzir urina. O risco de aborto espontâneo diminui, bem como, os enjoos matinais. Barriga e mamas tornam–se mais volumosas. Nesta fase há que começar a ter em atenção as possíveis estrias que possam aparecer.

Chegadas ao 4º mês, entre 13 semanas e meia e 18 semanas, o bébe pesa aproximadamente 240 gramas e mede cerca de 15 cm. Já chupa no dedo e as digitais estão formadas. Nesta fase começa a engolir o líquido amniótico que tem grande importância no desenvolvimento dos seus alvéolos dos pulmões. Ainda tem as pálpebras dos olhos fechadas mas já nota a diferença entre escuridão e claridade. A sua pele é fina e está coberta de lanugo (uma espécie de penugem).

Estamos no 5º mês da gravidez, entre as 19 e as 22 semanas, e o bébé já pesa 600 gramas e mede aproximadamente 30 cm. Começa a ouvir os sons, em especial as batidas do coração e a voz da mãe. As sobrancelhas, dentes e unhas começam a formar se nesta altura. Pode surgir na mãe uma linha mais escura entre o umbigo e a região genital bem como algumas contracções.

Aos 6 meses, entre as 23 e 27 semanas, o peso do bébé oscila entre 1000 a 1200 gramas e o seu comprimento entre os 30 e 35 cm.

Nesta fase da gravidez o bebé tem a audição mais apurada, já percebendo estímulos externos podendo responder ao toque ou até assustar se com barulhos ruidosos. Já começa a abrir os olhos e a ter rotina de sono. O seu paladar também já está mais desenvolvido. A grávida ao acariciar a sua barriga e falar com o seu bébé pode efectivamente  acalmá-lo.

No 7º mês, entre as 28 e 31 semanas, o bébé pesa cerca de 1700 gramas e mede por volta de 40 cm. A cabeça aumenta de tamanho pois o seu cérebro esta a desenvolver se e por essa razão as necessidades nutricionais do bebé são maiores. Nesta fase o bébé já se mexe com muita vivacidade. É chegado o momento dos pais começarem a pensar na compra do berço e do enxoval e a preparar a mala que os irá acompanhar para a maternidade.

Chegados aos 8 meses, entre 32 e 36 semanas, o bébé já pesa cerca de 2500 gramas e mede entre 45 a 47 cm. Os pulmões e o sistema digestivo  estão totalmente formados, os seus ossos estão mais fortes e movimenta a cabeça de um lado para o outro. O bébé já começa a ter pouco espaço para se movimentar na barriga da mãe, sendo normal a grávida sentir menos os seus movimentos. Nesta fase da gravidez há tendência para que as pernas inchem e possibilidade de surgirem varizes.

É chegado o momento tão esperado: 9 meses, entre 37 e 42 semanas! Agora o bébé já mede 50 cm e o seu peso pode oscilar entre 3000 a 3500 gramas. Está totalmente formado e dentro da barriga da mãe só está a ganhar peso. Assim, durante estas semanas o bébé pode nascer, sendo que, até as 41 semanas e 3 dias se pode aguardar pelo seu nascimento.

Findo esse período se as contracções não se iniciarem de modo expontâneo, o médico poderá ter que induzir o parto no hospital: e o milagre do Nascer acontece!

(fotografias: Pinterest)

Fechar
InstagramPinterest
Esta página utiliza cookies que permitem uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Aceitar
Open chat
Olá, necessita de ajuda?